Convite Culto Ecumênico

CONVITE

Convidamos toda a Comunidade Acadêmica para o Culto Ecumênico em homenagem ao aluno Yan Muller Hadlich que será realizada no dia 02 de julho (quarta-feira) às 9:30 na Capela da UNIPAC - Araguari.

Att.
Coordenação do Curso de Medicina



EDITAL PARA MONITORIA 2014/2



V WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA




Prezados docentes e discentes,

Como é de praxe em nossa Instituição, ao término do semestre letivo, realizamos o Workshop de Iniciação Científica, que chega em sua V edição e será realizado nos dias 01 e 02 de julho.


Como no semestre passado, as inscrições serão online, bem como a certificação, que estará disponível ao término das atividades, desde que as pessoas tenham participado efetivamente do evento.

O cronograma das atividades segue em anexo. As instruções para envio dos trabalhos e o site para inscrição serão disponibilizados na semana que vem.

O prazo para envio de trabalhos será até dia 19 de junho, devido a alguns feriados em virtude da Copa do Mundo, tivemos que utilizar esta data, visando termos tempo hábil para toda a preparação do evento.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora V Workshop

Retificação: Suspensão de aulas dia 30/06/2014

À Comunidade Acadêmica
Diante do triste acontecimento a Coordenação do Curso de Medicina juntamente com a Direção Acadêmico-pedagógica, Direção Geral e NDE decidiram que todas as aulas e avaliações  do 1º ao 8º períodos, inclusive as que envolvam pacientes, serão suspensas amanhã dia 30/06/2014 (segunda-feira).

Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues
Coordenador do Curso de Medicina
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari

SUSPENSÃO DO OSCE

Caros docentes e discente.

A Coordenação Geral do Internato vem por meio deste, consternada, expressar o seu pesar pelo falecimento do aluno Yan Muller Hadlich , do 8º período do curso de Medicina ,solidarizando-se com a dor da comunidade acadêmica e apresentando sentidas condolências extensivas à sua família e amigos.

Diante desta situação inesperada e trágica, após discussões com a Coordenação do curso de Medicina, Direção Acadêmico-pedagógica, Direção Geral, NDE, docentes responsáveis e diretamente envolvidos com o OSCE e representantes discentes, decidimos por suspender as atividades do OSCE programadas para amanhã, dia 30 de Junho, entendendo ser esta a melhor opção do ponto de vista pedagógico e humanitário.

Informo que a nova programação do OSCE está definida para o dia 31 de Julho,seguida pelo acolhimento do Internato dia 01 de agosto e início das atividades práticas do semestre 2014/2 para o dia 04 de agosto.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos e desde já agradecemos a compreensão de todos.

Att.
Profª. Marislene Pulsena da Cunha Nunes
Coordenação Geral do Internato do curso de Medicina
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari - UNIPAC

LUTO


À Comunidade Acadêmica

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento de nosso querido aluno Yan Muller Hadlich do 8º período de Medicina que sofreu um acidente de trânsito ontem (28/06/2014).

Informamos que o sepultamento será amanhã (30/06/2014), às 10:30, em Brasília no cemitério da Asa Sul.

"Que Deus conforte à família e amigos!"

Att. Coordenação do Curso de Medicina

19º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes


ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA DA UNIPAC ARAGUARI PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA NO LABORATÓRIO DIETÉTICO

Os acadêmicos do 5º período do curso de Medicina da UNIPAC Araguari participaram, durante o primeiro semestre de 2014, de atividades práticas sobre alimentação infantil, realizadas no Laboratório Dietético do curso de Nutrição, como parte da disciplina Saúde Materno Infantil I.

De acordo com a Pediatra, Professora Drª. Juliana Pontes, essa é uma atividade prática nova proporcionada pela mudança da Matriz Curricular e baseada nas orientações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria. “É uma atividade laboratorial voltada para alimentação infantil com objetivo de preparar nossos discentes, futuros médicos, para uma prática profissional centrada também na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão entre outras”.

A professora comenta que a modalidade de aprendizado foi muito bem recebida pelos alunos. “Eles participaram da execução da papa infantil, que é recomendada a partir do sexto mês de vida, para crianças que estão em aleitamento materno exclusivo”. Durante o encontro os estudantes aprenderam ainda sobre a organização, higienização, preparo dos alimentos, importância da leitura de rótulos e alimentação complementar. “A Faculdade forneceu todo o material necessário e no final houve uma degustação de alimentos”.

Segundo a Profª Daniela Henriques Debs, o grupo de professoras e professores parte da disciplina Saúde Materno Infantil I fizeram uma avaliação muito positiva dessa nova atividade, pois observou que os alunos adquiriram, além dos conhecimentos teóricos indispensáveis, o exercício da prática fundamental para que agora possam realizar uma orientação mais efetiva das famílias. “Acreditamos que isso vai repercutir de forma positiva na saúde das crianças”.










Seminários 2014/1 da LUNA

A Liga Universitária de Neonatologia de Araguari realizou seminários duas vezes por semana no primeiro semestre de 2014 na Santa casa de Misericórdia de Araguari para as gestantes e puérperas internadas na instituição.

O objetivo deste projeto de extensão baseia-se em orientar as mães sobre a prevenção de acidentes, importância do aleitamento materno, testes de triagem e higiene individual e ambiental.

Os seminários são realizados através de materiais expositivos e panfletos educativos, com participação ativa das mães. O que nos motiva, é saber que a grande maioria do público ouvinte, recebe de forma positiva nossas informações, esclarecendo suas dúvidas e mitos para melhor desenvolvimento e qualidade de vida para a criança.

Membros da liga: Matheus Bonfim Domingos – Presidente, Wesley Geraldo dos Santos, Flávia Costa Soares, Amanda Matos Machado, João Vitor Lelis Marques, Mariana Oliveira Zacharias, Nelson Donizete Ferreira Júnior, Mírian Fagundes dos Santos, Patrícia de Fátima Borges, Carolina Cardoso Ribeiro, Michelle Lúcio Carneiro, Alexandre Louza Garcia, Adriana Scalia Santos Braz, Pedro Luiz de Oliveira Machado, Ana Paula Nascimento, Roberta Fernanda Bittar.








I Simpósio de Radiologia da LARDI

A Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (LARDI) promoveu no dia 05 de Junho de 2014, o I Simpósio de Radiologia. O evento foi coordenado pelo Dr. Nicholas Godoy Canazza Damian e organizado pelos membros da LARDI, Paulo César, Graciella Marques, Nelson Donizete, Alex Nunes, Letícia Luiza, Henrique Batista, Pablo Vinicius, Isabela Andrade, Amanda Resende, Mayanderson Rosa, Marcelo Augusto, Francielly dos Santos, Richard Aguiar e Weslei Rodrigues. O evento contou com a presença de acadêmicos dos cursos de Medicina e Farmácia.

Durante o evento, o Radiologista e Especialista em Músculo Esquelético, Dr. Gustavo Felix Marconi, palestrou sobre “Radiologia Geral do Abdômen”, seguido pelo Dr. Gustavo Nader Guidoux, Especialista em Cirurgia Geral, que explanou sobre “Radiologia no Trauma”. Posteriormente o Dr. Daniel de Melo Mendes, Pneumologista e Especialista em Medicina Intensiva, ministrou sobre “Alterações mais Comuns na Radiologia do Tórax”, e o evento foi encerrado pela Dra. Jackeline Ribeiro Oliveira Guidoux, Mastologista e Especialista em Cirurgia Geral, com o tema “Imagens da Mama”.

Segundo o presidente da LARDI, Paulo César Lima Pereira, “o simpósio superou as expectativas; contamos com o apoio de profissionais renomados em diversas áreas de atuação, cujos temas abordados são de grande relevância para a formação acadêmica dos estudantes de Medicina, pois nos auxiliaram durante toda a carreira médica. Em nome da LARDI, gostaria de parabenizar a todos que se envolveram nesse projeto.”
























Palestra sobre Insuficiência Coronariana

CONVITE:

A Coordenação do Curso de Medicina da UNIPAC Araguari convida os alunos do 8º ao 12º períodos para Palestra sobre Insuficiência Coronariana

Data: 11/06/2014

Horário: 20:00

Local: Capela da UNIPAC Araguari

Entrada Franca

Certificação: 4h

Palestrante: Dr. Samir ldaló Júnior

Especialização em Cardiologia pela Universidade Estadual de Campinas ·UNICAMP, é responsável pelo serviço de Ergometria do Centro Integrado de Medicina Nuclear - CIMN, Professor adjunto em Cardiologia e em Urgências e Emergências da Universidade de Uberaba- UNIUBE, Professor assistente em Cardiologia da UFTM,Chefe da  divisão clinica do serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital São Marcos, Cardiologista do CTI coronariano da UFTM,Cardiologista do Hospital e Maternidade São Domingos e Fellow pela Universidade de Barcelona

DISCENTES DO CURSO DE MEDICINA DA UNIPAC ARAGUARI REALIZAM OFICINA AMBIENTAL NO CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL VILAGRAN CABRITA

Os estudantes do 2º período do curso de Medicina da UNIPAC Araguari realizaram, no dia 30 de Maio, uma Oficina Ambiental na Centro Educacional Municipal Tenente Coronel Vilagran Cabrita. A atividade é parte da disciplina Interação Comunitária II, na qual é trabalhada a temática meio ambiente.

De acordo com a Profª. Líbera Helena Ribeiro Fagundes, os estudantes aplicaram um questionário no bairro sobre o tema e perceberam que havia a necessidade de conscientizar melhor a população. “Eles planejaram uma Oficina Ambiental para as crianças na escola, porque é um local propício para trabalhar valores. A criança coloca em prática o que ela vivencia então ela poderá levar isso para casa e para a comunidade”.

Os estudantes montaram quatro cenários onde foram trabalhados os temas: Dengue, Coleta Seletiva do Lixo, Reciclagem e Reaproveitamento de Alimentos. Os temas abordados através de teatros, brincadeiras e jogos. “Essa atividade é importante para os acadêmicos, pois permite a interação com as crianças. É um projeto que traz benefícios para ambos e deve ser realizado não só nas escolas, mas em diversos locais, para que os estudantes possam trabalhar com a comunidade e haver uma maior interação entre UNIPAC Araguari e a população”.

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari parabeniza os estudantes do curso de Medicina pela iniciativa.