DIRETÓRIO ACADÊMICO DE MEDICINA REALIZA REUNIÃO PARA EXPLICAR NOVO QUADRO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O Diretório Acadêmico Diogo Guimarães (DADG) do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari realizou, no dia 08 de junho, uma reunião para esclarecer as mudanças recentes no quadro de atividades complementares. Os impactados pela alteração serão os alunos que cursam entre o 1º e 7º períodos. 

Desde o ano de 2012, quando o curso de Medicina aprovou sua nova matriz curricular, novas exigências passaram a valer. Entre elas, a determinação de que a carga horária de atividades complementares que deve ser cumprida pelos discentes deixou de ser 100 horas, passando para 400.

Segundo o presidente do DADG, Nelson Donizete Júnior, este novo quadro estava distante da realidade do estudante, sendo complexo o seu real cumprimento.

Atendendo a solicitações, os alunos Nelson Donizete Júnior e Isabela Dutra Resende levaram o assunto para ser discutido no Colegiado do curso. Em reunião, ficou determinado que os discentes deveriam fazer uma proposta com a reformulação das cargas horárias.

Na reunião do dia 03 de junho, a proposta do Diretório Acadêmico foi aprovada pelos membros do Colegiado. “Não é que o novo quadro de atividades complementares está mais fácil de ser seguido, mas sim acessível a todos”, explicou Nelson.

A reunião do dia 08 foi realizada exatamente para explicar o novo quadro e tirar possíveis dúvidas.

O DADG convidou a Profa. Lucivânia Marques Pacheco, Coordenadora do Núcleo de Investigação Científica, Extensão e Pós-Graduação (NIEP), para falar sobre as atividades de extensão, que estão dentro do quadro complementar e a Profa. Gleice Mara da Silva, Coordenadora Geral de Estágios, para instruir sobre o preenchimento do Termo de Estágio e do contrato da empresa empregadora com o IMEPAC.

Ao final, foi realizada uma oficina sobre a Coordenadoria de Estágios e Vivências (CLEV), órgão vinculado ao DADG que oferece estágios nacionais e internacionais. Foi explicado como é feito, o valor que é gasto e a importância para o currículo.






Modelo do Jaleco da Medicina


O modelo de Jaleco para o curso de Medicina é obrigatório para os alunos do 1º período e preferencial para os demais alunos.



- O jaleco deve ir abaixo da altura do joelho;

- Deve ter manga longa;

- Deve ser branco;

- Nome do aluno bordado no bolso acima de "Medicina";

- Pode ser bordado ou em silk;

- Pode conter outro emblema na manga esquerda, se for da vontade do aluno (por exemplo o emblema do hospital da cidade de origem...).



LOGO DA IMEPAC






CADUCEU DE ASCLÉPLIO




Locais para confecção em Araguari:

Confecções Alva Esportes (confecciona também o uniforme do Centro de Simulação Realística - CSR)
R. Marciano Santos, 387  
(34) 3241-1250

Fátima Bordados
Av. Minas Gerais, 3240
(34) 3241-4583





IMEPAC ARAGUARI RECEBE A VISITA DE MORADORES DA INSTITUIÇÃO CASA DO CAMINHO

Os alunos do 5º período do curso de Medicina tiveram a iniciativa de convidar os moradores da Instituição Casa do Caminho, assistidos na Interação Comunitária V, para passar uma tarde no Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari. A visita aconteceu no último dia 08 de junho sob supervisão da Profa. Melissa Mariane dos Reis.

Acompanhados de uma cuidadora, eles conheceram os espaços da Biblioteca “Professor Morse Belém Teixeira”, dos laboratórios e das salas de aula. Em seguida, participaram de uma dinâmica de grupo com a Profa. Melissa Mariane dos Reis e assistiram ao filme Shine brilhante - Porque há luz no fim do túnel. No fim, a visita se encerrou com um lanche.

Ao longo do 5º período, os estudantes de Medicina acompanharam os moradores da Instituição Casa do Caminho como atividade da disciplina Interação Comunitária V. “Queremos mostrar aos discentes que a Medicina está presente em todos os lugares, por isso, levamos eles aos lugares onde a necessidade é maior”, explicou a Profa. Melissa Mariane dos Reis.

“Temos como objetivo compreender as dificuldades encontradas pelos acadêmicos de Medicina ao lidar com pacientes com necessidades especiais, tendo em vista a capacitação dos mesmos e sanar as dificuldades vivenciadas pelos nossos acadêmicos”, acrescentou.

Para o aluno Michel Viana a experiência foi gratificante. “Interagir é isso. Eles mostraram para gente o mundo deles, onde estudam, onde vivem e nós tentamos também mostrar um pouco da nossa realidade enquanto estudantes. Esses momentos valem muito e não existe dinheiro que pague o que estamos sentindo”, revelou.










PORTARIA 022/2015


Acesse aqui a Portaria 022/2015 


da Direção Acadêmico-pedagógica do Curso de Medicina

NED 2015/1

Prezados alunos, 

o NED 2015/1 acontecerá numa única etapa começando no dia 23/06. O prazo final foi prorrogado para dia 03/07/15.

Para realizar o acesso ao Portal Universitário utilize:

Usuário: 000-000000 (número de matrícula neste formato, por exemplo 151-000001)

Senha: 6 primeiros números do CPF ou conforme a alteração do usuário

acesse o Portal clicando aqui





RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO - VISITA DO MEC 2015

 Acesse aqui o Relatório de Avaliação

 da Visita do MEC - 2015  

Curso de Medicina 

CURSO DE MEDICINA REALIZA PROCESSO SELETIVO UNIFICADO PARA LIGAS ACADÊMICAS

O curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari realizou, entre os dias 15 e 17 de junho, o Processo Seletivo Unificado para o ingresso nas 30 ligas acadêmicas existentes. Segundo as atuais regras um aluno pode concorrer a até 04 ligas.

A decisão de unificar as provas partiu da Coordenadoria de Ligas Acadêmicas de Medicina (CLAM), associação vinculada ao Diretório Acadêmico Diogo Guimarães (DADG). Um dos motivos é o conteúdo que vinha sendo exigido.

“Os conteúdos cobrados nas provas eram de acordo com a especialidade de cada liga. Deste modo, a função de oferecer ao aluno a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto não era cumprida.”, afirmou Nelson Donizete Júnior, presidente do Diretório Acadêmico.

“Na nossa ideia de unificação, nos propomos a fazer uma prova generalista, dentro dos conhecimentos de cada aluno. Só a partir de seu ingresso na liga, é que o discente vai em busca de conteúdos específicos”, acrescentou.

As provas foram divididas em dois tipos. O tipo 01 corresponde ao Ciclo Básico, 1º ao 4º período, sendo cobradas as unidades Agressão e Defesa, Morfofuncional, Saúde Coletiva e Interação Comunitária e Primeiros Socorros. O tipo 02 é correspondente ao Ciclo Clínico, tendo as unidades Saúde Coletiva, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Clínica Médico-cirúrgico. Cada unidade contou com dez questões.

As questões foram elaboradas pelos coordenadores de cada unidade e encaminhadas para a Coordenação do curso de Medicina, que uniu todas em um arquivo. Este arquivo foi enviado para a Copiadora, que após a impressão, lacrou as provas e fez a entrega no IMEPAC em horário combinado.

“Nenhum aluno teve contato prévio, o que evitou o vazamento de questões. A imparcialidade também é um dos objetivos da CLAM”, revelou Nelson.

As provas foram aplicadas pelos alunos do Diretório Acadêmico, a partir de um acordo com a Coordenação de Medicina. Para tornar o processo ainda mais isento, no próximo semestre elas serão aplicadas pelo próprio Curso.








DIRETÓRIOS ACADÊMICOS DE DIREITO E MEDICINA REALIZAM I ARRAIÁ DO IMEPAC


O Diretório Acadêmico do curso de Direito (DADC) e o Diretório Acadêmico Diogo Guimarães (DADG) do curso de Medicina realizaram, no dia 11 de junho, o I Arraiá do IMEPAC no Ginásio da Faculdade. Estudantes de todos os cursos prestigiaram a festa, mostrando o bom convívio entre os membros da instituição. 

As tradicionais barraquinhas foram montadas pelos próprios discentes que comercializaram comidas e bebidas típicas. A animação ficou por conta de Régis Gonzaga, Cleber Rodrigues e Victor Hugo.

Segundo Alexandre Duarte, um dos organizadores do evento, o principal objetivo da festa junina foi promover a interação entre os alunos e promover o entretenimento.

Para completar a noite, foi realizada uma quadrilha com a participação de colaboradores, estudantes e familiares. A marcadora foi a Profa. Divânia Araújo Freitas Diretora Geral do IMEPAC Araguari.

Os Diretórios Acadêmicos agradecem a participação de todos os que fizeram presença e já se mostram interessados em realizar próximas edições.














LIGA DE INFECTOLOGIA DO CURSO DE MEDICINA PROMOVE SEMINÁRIO

Os alunos do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari promoveram, no dia 02 de junho, o I Seminário da Liga Acadêmica de Infectologia (LAI). O evento foi coordenado pelo orientador Dr. Alex Miranda Rodrigues e organizado pelos seus membros, Raiane Neves Freitas. Letícia Luiza, Letícia Pereira, Linda Camargo, Laís Queiroz, Luana Duett e Marina Anovazzi. 

O tema escolhido para o seminário foi “Tuberculose”, tendo sido apresentado pelas ligantes Raiane Neves, Leticia Luiza, Marina Anovazzi e Linda Camargo. 

Segundo as alunas, a escolha do tema se deu por ser uma patologia com alta prevalência em nossa região, o que se torna necessário o conhecimento amplo dos estudantes de Medicina, uma vez que sua detecção precoce influencia diretamente no tratamento e prognóstico da doença. 

Os alunos do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari promoveram, no dia 02 de junho, o I Seminário da Liga Acadêmica de Infectologia (LAI). O evento foi coordenado pelo orientador Dr. Alex Miranda Rodrigues e organizado pelos seus membros, Raiane Neves Freitas. Letícia Luiza, Letícia Pereira, Linda Camargo, Laís Queiroz, Luana Duett e Marina Anovazzi.

O tema escolhido para o seminário foi “Tuberculose”, tendo sido apresentado pelas ligantes Raiane Neves, Leticia Luiza, Marina Anovazzi e Linda Camargo.

Segundo as alunas, a escolha do tema se deu por ser uma patologia com alta prevalência em nossa região, o que se torna necessário o conhecimento amplo dos estudantes de Medicina, uma vez que sua detecção precoce influencia diretamente no tratamento e prognóstico da doença.