IMEPAC ARAGUARI DISCUTE METODOLOGIAS INOVADORAS DE APRENDIZAGEM EM APERFEIÇOAMENTO DOCENTE


O Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari realizou, no dia 06 de julho, o Aperfeiçoamento Docente Continuado do primeiro semestre. Com o objetivo de qualificar e atualizar o seu corpo docente, a instituição trouxe o Prof. Cosme Massi, presidente do Conselho de Administração da Hoper Educação, para trabalhar o tema “Metodologias Inovadoras de Aprendizagem”.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do IMEPAC Araguari, Profa. Rejane Rubio, as aceleradas transformações em curso na sociedade originam novas demandas formativas, que recaem sobre as instituições de ensino superior provocando a modificação de cenários e construção de novas alternativas de formação.

“Investir no aperfeiçoamento continuado dos professores é uma de nossas prioridades, pois consideramos essencial a constituição de um perfil docente que atenda às demandas formativas que emergem na atualidade”, explicou Rubio.

O palestrante explicou no encontro quais são as metodologias ativas inovadoras, como implementá-las, quais as condições para serem aplicadas, o que vem utilizado por outras universidades e como a tecnologia pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem.

“Em diversas partes do mundo está se utilizando as metodologias ativas. E temos comprovado que a aprendizagem aumenta, pois o aluno passa a ser o protagonista. Apesar de estranharem no início, eles acabam descobrindo como é prazeroso e desafiador”, afirmou o Prof. Cosme Massi.

Os cursos de graduação do IMEPAC Araguari já estão aplicando as metodologias ativas. “A inovação que acreditamos e sobre a qual alicerçamos nossas ações pressupõe renovar a prática educativa a partir do existente, criar ideias, adotar métodos e estratégias educativas que favoreçam a melhor e mais adequada formação de nossos discentes”, elucidou a Coordenadora Pedagógica.

O IMEPAC Araguari agradece as contribuições do Prof. Cosme Massi em mais uma capacitação de seu corpo docente. Os temas discutidos e a notória experiência profissional serviram de relevante suporte para a interpretação e reflexão de nossa ação educativa, em especial, objetivando a ampliação e produção de novos e pertinentes referenciais pedagógicos.




















INTERNATO DO CURSO DE MEDICINA REALIZA PROBLEMATIZAÇÃO DE REALIDADES


Os alunos do 10º período do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari apresentaram, nos dias 30 de junho e 01 de julho, trabalhos de Problematização de Realidades, referentes ao primeiro semestre de 2015.

A Problematização se faz por meio de apresentação de uma realidade vivenciada pelo grupo de alunos, que estão inseridos em cenários de Atenção Primária e Urgência/Emergência nos municípios de Aparecida de Goiânia, Araguari, Araxá, Caldas Novas, Frutal, Prata e Uberlândia.

É extremamente importante para os alunos em formação a visão crítica e integral dos cenários onde estão inseridos. “Ao observarem problemas ou dificuldades, que os discentes sejam motivados a modificar esta realidade vivenciada por meio da aplicação de medidas factíveis, com embasamento teórico, de modo a melhorar a qualidade de vida da comunidade assistida”, afirmou a Coordenadora Geral do Internato, Dra. Marislene Pulsena da Cunha Nunes.

“A cada semestre percebemos a evolução na qualidade dos trabalhos apresentados, que denotam a preocupação dos internos da instituição com problemas relevantes de saúde pública, tanto na esfera da assistência à saúde quanto da gestão em saúde”, acrescentou.

Neste semestre, a Comissão Avaliadora dos Trabalhos foi composta pelos docentes Dr. Marcelo Cardoso de Assis, Diretor Acadêmico-Pedagógico, Dr. Alex Miranda Rodrigues, Coordenador do curso de Medicina, Dra. Marislene Pulsena da Cunha Nunes, Coordenadora Geral do Internato, Profa. Rosana de Cássia Oliveira, Profa. Rejane Rúbio, Dra. Eliane Ilídia, Profa. Évora Mandim Ribeiro Naves Dra. Idelízia da Cunha Cardoso, Prof. Márcio Henrique de Lima, Dr. Samuel Ribeiro Dias.

Após a apresentação oral, os trabalhos foram expostos em banners demonstrando o Arco de Maguerez que sistematiza a metodologia da Problematização. Eles estarão disponíveis para apreciação durante todo o primeiro semestre de 2015 no bloco A da instituição.




















LIGA DE ANATOMIA DO CURSO DE MEDICINA REALIZA SEMINÁRIO SOBRE ENDOMETRIOSE


A Liga Acadêmica de Anatomia e Dissecação (LAAD) do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari realizou, no dia 29 de junho, um seminário sobre a endometriose. As ligantes responsáveis por apresentar o tema foram Maria Eugênia Silvestre e Silva e Tatiane Brito Martins.

A endometriose é uma doença provocada pelas células do endométrio – mucosa que reveste a parede interna do útero – que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. 

Os principais sintomas são a dor pélvica e a infertilidade, ocasionando efeitos sociais e psicológicos. “Esta é uma doença que acomete várias mulheres, afetando tanto a vida profissional como a pessoal. O seu tratamento correto melhora significadamente a qualidade de vida da paciente”, afirmou Tatiane Brito Martins, que cursa o 5º período.

Para explicar o tema, as alunas falaram sobre os sintomas, o tratamento, a laparoscopia, voltando para o conhecimento anatômico e ainda apresentaram um caso clínico para discussão.