1º Dia das Crianças LAHPP em parceria com os cursos de Educação Física e Pedagogia



A Liga de Humanização Plantão da Palhaçada (LAHPP) realizará no dia 02 de Outubro o 1º Dia das Crianças LAHPP ,em parceria com os cursos de Educação Física e Pedagogia, que contará com a participação de aproximadamente 500 crianças de Instituições Sociais da cidade de Araguari. 
Durante todo o evento, haverá um espaço em que as crianças aprenderão sobre a saúde bucal com dentistas e também passarão por orientações de saúde com os membros da LAPED. Para enriquecer os momentos de lazer e diversão teremos brinquedos como cama elástica, bolas, bambolês, música e dança. Além disso, haverá um carrinho de algodão doce, pipoca e picolé, assim como água e suco. 
Para tornar esse dia mágico possível, contamos com a sua colaboração por meio da aquisição do Vale Sorriso, no valor de R$5,00 que pode ser comprado com qualquer membro da LAHPP. Contamos com você!

Docentes do IMEPAC discutem o aprimoramento de avaliações das atividades teóricas e práticas

O Curso de Medicina do IMEPAC Araguari realizou nos dias 21 e 22 de setembro a XXII Semana de Desenvolvimento Docente, com a participação dos professores Dr. Carlos Lazarini e Dr. Carlos Rodrigues da Silva Filho, da Faculdade de Marília (FAMEMA).

Durante o evento, foram desenvolvidas duas oficinas simultâneas. A Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Profa. Me. Ivana Cardoso de Melo, explica “que esta metodologia contribui para que os professores tenham a oportunidade de participar das duas ou fazer a escolha de acordo com a temática relacionada com sua atuação, ou seja, nas atividades teóricas ou práticas”.

A oficina “Aprimoramento de atividades práticas – planejamento de aulas práticas e construção de casos clínicos”, ministrada pelo professor Dr. Carlos Lazarini, colocou em pauta as estratégias de ensino usadas em sala. “Hoje conseguimos relacionar uma estratégia de ensino-aprendizagem bastante potente e trazer para a realidade dos professores, abordando a elaboração e construção de casos clínicos para estudantes de Medicina do 1º ao 8º período e Internato”, ressaltou Lazarini. 

Já em outra oficina, foi discutido o “Aprimoramento da avaliação das atividades teóricas – construção de itens de múltiplas escolhas e de itens discursivos, alinhado ao modelo ENADE”. Segundo o professor Dr. Carlos Rodrigues, facilitador do debate, os participantes da atividade analisaram o que pode ser feito para melhorar o desempenho dos alunos IMEPAC no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). A partir dessa discussão é possível adaptar os métodos de avaliação internos a fim de que o aluno se familiarize e tenha uma boa performance no exame. “Ganha o aluno por estar cursando em uma escola reconhecida por sua qualidade, ganha a instituição por ver que todo o seu esforço está sendo reconhecido e recompensando e ganha o professor na sua auto-estima em fazer parte de um corpo docente de uma escola de bom nível.”, concluiu.

O Núcleo Docente Estruturante agradece as contribuições dos professores da FAMEMA, o apoio da Direção Geral e todos os colaboradores do IMEPAC em mais uma Semana de Desenvolvimento Docente concluída com êxito.

















IMEPAC realiza Trote Solidário


O IMEPAC Araguari promoveu nos dias 03 e 04 de setembro o Trote Universitário “Doe sangue. Doe vida.” A campanha de coleta de sangue é um projeto institucional que objetiva sensibilizar alunos ingressantes e comunidade para a doação de sangue. Ela acontece duas vezes por ano e, nesta 6ª edição, contou com o apoio de alunos e membros do Diretório Acadêmico de Medicina e Fundação Hemominas, responsável pela coleta.

Segundo a Fundação, 141 pessoas efetivaram o cadastro. Destas, 95 foram consideradas aptas, após exame clínico, para efetuarem a doação.

O aluno Irondivan Cadene, do 10º período de Direito, aproveitou a oportunidade para se tornar um doador. “Já faz algum tempo que eu tenho esse desejo e, graças ao projeto, agora estou conseguindo realizar. É muito complicado a gente se deslocar para outra cidade”, disse.

Já Antônio César Duarte, doador há 15 anos, destacou que o acesso fácil aos pontos de coleta incentiva muitas pessoas a realizarem a doação. “Eu aconselho que todos façam isso porque estamos salvando vidas.”

A coordenadora do projeto, Profª. Dra. Rosana de Cássia Oliveira enfatizou a importância em ser um doador voluntário de sangue. “Às vezes a indicação de tratamento para um paciente, seja qual for a doença, é a transfusão de sangue. E para o sangue, ainda não temos substituto. Por isso, tendo condições, todos nós deveríamos doar.” Finaliza agradecendo a todos os doadores que compareceram nos dias de coleta e informa que a próxima campanha, conforme o acordado com a Fundação Hemominas, deverá ocorrer em fevereiro de 2016.