PÉ NA FAIXA, PÉ NO FREIO

‘Pé na faixa, pé no freio’ ganhará as ruas araguarinas no próximo dia 25.

No período de 25 de outubro a 9 de novembro, a Liga Universitária de Trauma de Araguari - MG (Luta) implementará uma série de atividades que visarão melhorar a qualidade do trânsito no município e contribuir com a diminuição de traumas em acidentes de trânsito, através da campanha “Pé na faixa, pé no freio.

Embora o tema “Pé na faixa, pé no freio” seja o chamariz da campanha, serão realizadas palestras em escolas públicas e em autoescolas de Araguari, abordando diversos temas referentes à segurança no trânsito, em especial aos problemas verificados no município, como o não uso de faróis a noite, o desrespeito a sinalização, combinações perigosas como celular e direção ou álcool e direção, falta de uso de cinto de segurança, entre outros.

De acordo com o presidente da Luta, Clayton Póvoa Cassiano, caso se alcance a mobilização social que se pretende, logo poderá ser visto, no mínimo, mais motoristas dando preferência ao pedestre que atravessa as vias públicas nas faixas, bem como o uso destas pelos pedestres. “A Luta vai realizar atividades que englobam diversos temas preventivos referentes ao trânsito, mas o tema que dá nome a campanha [Pé na faixa, pé no freio] ganhará mais força naturalmente”, completa o presidente.

Dentre as atividades previstas, além de palestras sobre prevenção de traumas em acidente de trânsito, está programada a entrega de kits compostos por lixeira veicular, panfletos,cartilha passatempo, e caneta. Tais kits deverão ser entregues em semáforos e nas unidades de ensino visitadas. “Pensamos em incluir itens que incentivassem a aceitação do material por motoristas, uma vez que é comum condutores se recusarem a receber impressos em semáforos, ou, quando recebem, descartam rapidamente”, esclarece o diretor de comunicação e marketing da Luta, Maryel Vieira Mendes, que acredita que as lixeiras serão um material útil ao motorista e o passatempo, com questões que envolvem a qualidade do trânsito, permanecerá por mais tempo em posse do receptor, antes de ser descartado, potencializando a estratégia da campanha educativa.

A Luta é uma liga vinculada a Unipac Araguari, afiliada ao Diretório Acadêmico William Gebrim (Dawg), formada por acadêmicos de medicina que estudam o trauma e realizam atividades práticas em estabelecimentos de saúde de Araguari, com atendimento orientado por médicos (Ascom Luta).