Descendente direta da Árvore de Hipócrates é plantada em Araguari

Na última quinta-feira (22), a Liga Universitária de Trauma de Araguari (Luta) e a Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, plantaram uma muda de Platanusorientalis, conhecida como Árvore de Hipócrates, descendente direta da árvore original que garantia sombra a Hipócrates e seus alunos, durante aulas de medicina na ilha de Cós, na Grécia.
O plantio ocorreu às 16 horas, em canteiro localizado na Avenida Minas Gerais, em frente à Unipac, e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de professores e outros profissionais da Unipac, membros da Luta e acadêmicos dos cursos de Medicina e Direito.
Além da contribuição ambiental, o plantio tem significado relevante para acadêmicos de Medicina de Araguari, já que a Árvore de Hipócrates representa o ensino médico desde que Hipócrates, o pai da medicina, ministrava aula sob a sombra de uma árvore da espécie.
A muda foi doada para Luta pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que possui, plantado em suas dependências, exemplar descendente da árvore original.Por reconhecer o significado médico-pedagógico da Platanusorientalis, a Luta repassou a posse à Unipac, para que esta pudesse providenciar o plantio, bem como os cuidados necessários para seu crescimento.
“A Árvore de Hipócrates poderá representar o ensino da medicina em Araguari e região por séculos, já que ela sobrevive mais de 500 anos. É um legado importante que a Luta deixa para os estudantes de Medicina que ainda passarão por aqui”, afirma o presidente da liga, Clayton Póvoa Cassiano.
Histórico - No Brasil, uma descendente da Árvore de Hipócrates foi plantada pela primeira vez em 1954 no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, após doação feita pelo governo da Grécia. Posteriormente outras mudas foram plantadas na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na Associação Médica do Paraná e na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Goiás.
Considerando o tempo de vida desse tipo de Platanus, acredita-se que a árvore que existe na ilha de Cós (Kos), na Grécia, no local onde Hipócrates ensinava, seja na verdade uma descendente direta do plátano original, e não a mesma utilizada por Hipócrates. Ainda assim é reconhecida como a árvore mais antiga da Europa e seu local é um dos pontos turísticos mais visitados da Grécia. A espécie pode alcançar 30 metros de altura e 12 de circunferência.
Acredita-se que a muda plantada em Araguari seja a primeira em solo mineiro.

Maryel Vieira Mendes
Diretor de Comunicação de Marketing