Atividades realizadas pela UNIPAC Araguari durante “I Integração no Bairro” mobilizam população araguarina

O projeto “Integração no Bairro”, desenvolvido pela TV Integração em parceria com a UNIPAC Araguari, Prefeitura Municipal e demais parceiros, mobilizou a população araguarina no dia 06 de Abril de 2013. A UNIPAC Araguari ofereceu diversos serviços envolvendo todos os cursos da Faculdade.
Dentre as atividades realizadas destacaram-se os serviços voltados a saúde básica, como por exemplo, aferição de pressão arterial, vacinação, exame de Papa Nicolau, medida da glicemia, entre outros.
Nair Luisa Marcelina Silva, que prestigiou o I Integração no Bairro em Araguari, participou do atendimento realizado pelos alunos da UNIPAC e afirmou que o evento ofereceu uma oportunidade única para os moradores carentes que puderam ter acesso a exames específicos. “Estava esperando uma cirurgia e outros exames durante um bom tempo. As pessoas indicam o serviço particular, mas não tenho condições financeiras para arcar com as consultas. Graças a Deus a UNIPAC teve essa inciativa e os alunos aqui presentes estão cuidando direitinho de nós”, ressalta.
A expectativa de alguns cursos era atender cerca de 500 pessoas, o que foi superado por muitos. O coordenador do curso de Farmácia, Herbert Cristian de Souza, explicou que esse tipo de atividade é essencial para o desenvolvimento pessoal dos alunos e do conhecimento adquirido em sala. “Levamos uma equipe de mais de 50 estudantes que durante a manhã fizeram testes essenciais para a população. Essa iniciativa é fundamental para que a comunidade entenda a importância da Faculdade aqui no município”, destaca.
Outros serviços foram oferecidos, como recreação infantil, pintura facial, atividades lúdicas e avaliações físicas. O aluno do 3º período de Educação Física, Lucas Aguiar, comenta que o procedimento de avaliação física ajuda a comunidade a descobrir seu peso ideal e como alcançá-lo. Além disso, as atividades infantis permitiram um momento de descontração para as crianças. “Nós orientamos a população sobre as atividades e ao mesmo tempo adquirimos aprendizado”.
Através da UNIPAC Araguari, a população recebeu ainda serviços de assistência jurídica, orientações sobre administração familiar e de como fazer a declaração de imposto de renda, serviço de Lan House e outros. Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Érico Roberto Chiovato, através do evento a faculdade pôde aproximar o conhecimento científico e a sociedade. “O público apresentou diversas dúvidas, principalmente em relação ao imposto de renda. Nós tivemos uma demanda satisfatória e ao mesmo tempo oferecemos aos alunos uma estrutura profissional para atender a sociedade e atender ao país”, afirma.
De acordo com o diretor acadêmico pedagógico, Roberto Félix Iasbik, que acompanha diretamente todos os cursos envolvidos no evento, a Faculdade conseguiu, junto a seus coordenadores e cursos, demonstrar a sua responsabilidade social e atingir seus objetivos desempenhando os serviços programados. “Este foi o primeiro evento de Integração no Bairro. Tenho certeza de que muitos virão e contarão com a participação da UNIPAC. Agradeço aos alunos, professores, coordenadores e corpo administrativo que se envolveram com o nosso projeto”, concluiu.
Atividades de extensão como esta promovem a inclusão social, levando à comunidade menos favorecida os serviços que ela necessita e que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e, por isso, a Unipac sempre se fará presente em eventos como este.