XII Semana de Desenvolvimento Docente

Os professores da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari participaram, nos dias 07 e 08 de maio, da XII Semana de Desenvolvimento Docente do curso de Medicina e Ciências da Saúde de Araguari. As metodologias de avaliação e o processo de aprendizagem foram as principais temáticas abordados durante o evento.

As discussões foram ministradas pela professora Maria de Lurdes Hafner e professor Cleber José Mazoni da Faculdade de Medicina de Marília (Famema). De acordo com Maria de Lurdes, o curso de capacitação discute as formas adequadas de elaborar uma avaliação cognitiva e avaliação prática dos acadêmicos do curso. “Nossa intenção é melhorar e qualificar a avaliação do estudante. Através da capacitação, o aluno poderá fazer uma prova mais adequada e ideal para o seu aprendizado”, comenta.

De acordo com o diretor acadêmico do curso de Medicina, professor Marcelo Cardoso de Assis, esse é um momento reservado para que os professores possam discutir qual a melhor forma de elaborar um processo avaliativo e como isso vai beneficiar o aluno. “Nós temos a necessidade de avaliar corretamente o estudante. A avaliação também é um processo de transmissão de conhecimento e não pode ser vista como um processo de cobrança ou até de punição sobre o aluno. Esse entendimento é muito importante para a instituição”, explica. O diretor ressalta que a participação dos professores é fundamental. “Precisamos mostrar para os alunos que nós temos a preocupação em avaliar corretamente e valorizar aquilo que o aluno tem aprendido. Acho que isso é fundamental para a UNIPAC Araguari”, aponta.

O professor Antônio Wilson de Almeida afirma que a troca de experiências é muito interessante. “Frequentemente os professores se acomodam no tipo de avaliação que elaboram e com essa discussão começamos a refletir as questões e isso ajuda a melhorar. Esse tipo de experiência e de relacionamento tem que permear sempre. É um avanço muito grande para a faculdade”, conclui.

A UNIPAC Araguari promove eventos de capacitação dos docentes, visando sempre a melhoria da qualidade de ensino.