Os professores da Faculdade
Presidente Antônio Carlos de Araguari participaram, nos dias 07 e 08 de maio,
da XII Semana de Desenvolvimento Docente do curso de Medicina e Ciências da
Saúde de Araguari. As metodologias de avaliação e o processo de aprendizagem
foram as principais temáticas abordados durante o evento.
As discussões foram ministradas
pela professora Maria de Lurdes Hafner e professor Cleber José Mazoni da
Faculdade de Medicina de Marília (Famema). De acordo com Maria de Lurdes, o
curso de capacitação discute as formas adequadas de elaborar uma avaliação
cognitiva e avaliação prática dos acadêmicos do curso. “Nossa intenção é
melhorar e qualificar a avaliação do estudante. Através da capacitação, o aluno
poderá fazer uma prova mais adequada e ideal para o seu aprendizado”, comenta.
De acordo com o diretor acadêmico
do curso de Medicina, professor Marcelo Cardoso de Assis, esse é um momento
reservado para que os professores possam discutir qual a melhor forma de elaborar
um processo avaliativo e como isso vai beneficiar o aluno. “Nós temos a
necessidade de avaliar corretamente o estudante. A avaliação também é um
processo de transmissão de conhecimento e não pode ser vista como um processo
de cobrança ou até de punição sobre o aluno. Esse entendimento é muito
importante para a instituição”, explica. O diretor ressalta que a participação
dos professores é fundamental. “Precisamos mostrar para os alunos que nós temos
a preocupação em avaliar corretamente e valorizar aquilo que o aluno tem
aprendido. Acho que isso é fundamental para a UNIPAC Araguari”, aponta.
O
professor Antônio Wilson de Almeida afirma que a troca de experiências é muito
interessante. “Frequentemente os professores se acomodam no tipo de avaliação
que elaboram e com essa discussão começamos a refletir as questões e isso ajuda
a melhorar. Esse tipo de experiência e de relacionamento tem que permear sempre.
É um avanço muito grande para a faculdade”, conclui.
A UNIPAC Araguari promove eventos
de capacitação dos docentes, visando sempre a melhoria da qualidade de ensino.