Descendente direta da Árvore de Hipócrates é plantada em Araguari


Na última quinta-feira (22), a Liga Universitária de Trauma de Araguari (Luta) e a Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, plantaram uma muda de Platanusorientalis, conhecida como Árvore de Hipócrates, descendente direta da árvore original que garantia sombra a Hipócrates e seus alunos, durante aulas de medicina na ilha de Cós, na Grécia.
O plantio ocorreu às 16 horas, em canteiro localizado na Avenida Minas Gerais, em frente à Unipac, e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de professores e outros profissionais da Unipac, membros da Luta e acadêmicos dos cursos de Medicina e Direito.
Além da contribuição ambiental, o plantio tem significado relevante para acadêmicos de Medicina de Araguari, já que a Árvore de Hipócrates representa o ensino médico desde que Hipócrates, o pai da medicina, ministrava aula sob a sombra de uma árvore da espécie.
A muda foi doada para Luta pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que possui, plantado em suas dependências, exemplar descendente da árvore original.Por reconhecer o significado médico-pedagógico da Platanusorientalis, a Luta repassou a posse à Unipac, para que esta pudesse providenciar o plantio, bem como os cuidados necessários para seu crescimento.
“A Árvore de Hipócrates poderá representar o ensino da medicina em Araguari e região por séculos, já que ela sobrevive mais de 500 anos. É um legado importante que a Luta deixa para os estudantes de Medicina que ainda passarão por aqui”, afirma o presidente da liga, Clayton Póvoa Cassiano.
Histórico - No Brasil, uma descendente da Árvore de Hipócrates foi plantada pela primeira vez em 1954 no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, após doação feita pelo governo da Grécia. Posteriormente outras mudas foram plantadas na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na Associação Médica do Paraná e na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Goiás.
Considerando o tempo de vida desse tipo de Platanus, acredita-se que a árvore que existe na ilha de Cós (Kos), na Grécia, no local onde Hipócrates ensinava, seja na verdade uma descendente direta do plátano original, e não a mesma utilizada por Hipócrates. Ainda assim é reconhecida como a árvore mais antiga da Europa e seu local é um dos pontos turísticos mais visitados da Grécia. A espécie pode alcançar 30 metros de altura e 12 de circunferência.
Acredita-se que a muda plantada em Araguari seja a primeira em solo mineiro.

Maryel Vieira Mendes
Diretor de Comunicação de Marketing
Liga Universitária de Trauma de Araguari























UNIPAC Araguari recebe estudantes da Suny – Universidade Estadual de Nova York

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari recebeu, de 13 a 16 de agosto, estudantes de diversos cursos da área de saúde da SUNY - State University of New York localizada na cidade de Buffalo. Os intercambistas Barbara Mian, Carlos Chrysostome, Jason Hirtzel, LyndseyMilcarek, Mollee Thomas, Natasha Singh, Sarah Brothwell, Theresa Yera, Viola Woo e a professora Mary Matteliano tiveram a oportunidade de conhecer diversas Faculdades da UNIPAC, o sistema único de saúde e diversos pontos turísticos do Brasil.
Os nove estudantes possuem entre 19 e 25 anos e cursam Saúde Pública, Terapia Ocupacional, Antropologia, Ciências Biomédicas, Ciências do Exercício, Aconselhamento em Saúde Mental e Psicologia e a professora Mary Matteliano, coordenadora da comitiva, é PhD em Terapia Ocupacional. Durante a visita ao Brasil, os intercambistas conheceram as cidades de Belo Horizonte, Bom Despacho, Barbacena, Ouro Preto, Ipatinga, Araguari e Rio de Janeiro. De acordo com Theresa Yera, a viagem foi maravilhosa. “Nós fomos muito bem recebidos em todas as cidades. As pessoas foram muito prestativas e nos ensinaram sobre a cultura dos brasileiros e seu modo de vida. As pessoas também abriram as portas de seu sistema de saúde. Conhecemos diversas clínicas e hospitais. Os Estados Unidos estão tentando se espelhar no Sistema de Saúde Brasileiro em alguns aspectos”, comenta.
No dia 13 os estudantes foram recepcionados na UNIPAC Araguari por diretores, intérpretes, coordenadores da área de saúde e gerentes de setores e receberam um kit personalizado de boas vindas. Após a recepção, os intercambistas participaram de uma visita guiada ao laboratório de anatomia com a presença do prof. Dr. Carivan Cordeiro e alunos do curso de Medicina. Os estudantes conheceram também os demais laboratórios da área de saúde e a biblioteca. A professora Mary Matteliano afirma que foi uma experiência única. “Eu fiquei bastante impressionada com a UNIPAC da cidade de Araguari. Os laboratórios possuem tecnologia avançada e são bastante atualizados. Nós também gostamos muito do laboratório de anatomia. Os alunos ficaram bastante excitados, pois muitos ainda não fizeram essa disciplina”, explica.
Durante o segundo dia, os intercambistas visitaram a APAE, a Unidade Básica de Saúde do bairro Miranda, a Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal de Araguari, onde foram apresentados ao vice-prefeito, Werley Macedo. No período da tarde os estudantes visitaram o ambulatório Santa Marta e a Policlínica, guiados pelo Coordenador do Curso de Medicina prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues, onde foram apresentados à secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues, que realizou uma breve apresentação sobre o sistema de saúde municipal. Segundo a secretária, o programa de intercâmbio é de grande importância para Araguari. “Essa ação é bastante favorável, pois abre campos tanto para a cidade, como para quem a visita. Eles podem conhecer o sistema de saúde e levar o que aprenderam como conhecimento teórico e prático para sua terra. Nós só temos o que agradecer e intensificar cada vez mais a parceria com a UNIPAC Araguari”, ressalta.
Ainda no dia 14, os estudantes participaram de uma apresentação de samba com o artista araguarino, Cacá Reis, e uma apresentação de Congado. Os coordenadores de cursos prepararam também uma mesa redonda e um vídeo, demonstrando as diversas atividades realizadas pelos cursos das áreas de saúde no município. O intercambista Jason Hirtzel afirma que a experiência foi muito divertida. “As pessoas nos acolheram como se fossemos de suas famílias e a mesma coisa aconteceu na UNIPAC Araguari. Os professores, intérpretes e alunos foram bastante abertos e nos receberam muito bem. Estamos muito agradecidos. Os laboratórios da universidade estão bem atualizados, a tecnologia é muito boa, os cursos são muito bons e os estudantes parecem ter bastante conhecimento. Foi uma experiência incrível, poder estar em outro país vendo uma cultura diferente, que possui um modo de vida diferente e mesmo assim, todos temos o mesmo objetivo de nos tornarmos profissionais da área de saúde. Eu gostaria muito de voltar para o Brasil e tenho planos para voltar”, destaca o estudante.
No último dia os estudantes fizeram uma visita à Fazenda de Café do agricultor Rodrigo Patussi e à Associação de Agricultores para participar de uma degustação do café araguarino. Após a visita, os estudantes conheceram o Pica Pau Country Clube e participaram de uma confraternização com coordenadores, diretores e gerentes de setor. Segundo o estudante Carlos Chrysostome, a UNIPAC Araguari é uma ótima Faculdade. “Ali você pode aprender não só sobre a área médica, mas também sobre outra cultura. Foi muito bom poder trocar experiências, entender como as coisas funcionam no Brasil e poder comparar com outros países. Eu acho que essa experiência que nós e os estudantes passamos é algo que levaremos para o resto das nossas vidas. Eu gostaria de poder ficar mais tempo no Brasil”, conclui.

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari se orgulha de poder receber, pela segunda vez, os estudantes de intercâmbio. Gostaríamos de agradecer a todos os intérpretes, colaboradores, alunos, gerentes, professores e diretores que trabalharam arduamente para que a programação ocorresse com sucesso.































Graduandos da VI turma do curso de Medicina da UNIPAC Araguari participam de colação de grau oficial


Os estudantes da VI turma do curso de Medicina, da UNIPAC Araguari, participaram, no dia 09 de julho, da solenidade de colação de grau oficial. Estiveram presentes diretores, coordenador, professores, convidados, familiares e colaboradores.

A mesa de honra foi composta por: Profa. Divânia Araújo Freitas, diretora geral da UNIPAC Araguari, representando o presidente da Fundação Presidente Antônio Carlos (FUPAC), Prof. Bonifácio de Andrada; Prof. Dr. Marcelo Cardoso de Assis, diretor acadêmico do curso de Medicina; Profa. Dra. Rosana de Cássia Oliveira, vice-diretora dos cursos da área de saúde; Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues, coordenador do curso de Medicina; Sra. Silvia Vieira Santos, secretária acadêmica e Sra. Maria Helena Barbosa, da secretaria acadêmica.

De acordo com Prof. Dr. Marcelo Cardoso, essa etapa final demonstra a realização de um trabalho árduo que ocorreu ao longo de seis anos. “É sempre bom ver a felicidade das pessoas e é uma alegria poder participar desse momento inesquecível, em que toda a luta e todo o trabalho são coroados de uma forma tão maravilhosa. Gostaria de ressaltar que as lutas no campo médico são permanentes. Precisamos estar sempre nos atualizando, zelando por todos os critérios éticos que precisam permear a vida de um profissional médico e permanentemente exercitar, na mente e no coração, a compaixão pelas vidas humanas. Desejo a todos os formandos vitória, sucesso e alegrias”, ressalta.

Durante a cerimônia, a aluna Lívia Coutinho Cardoso, recebeu a medalha Presidente Antônio Carlos, que é concedida ao aluno que possui a melhor média global de aprovação durante o curso. O prêmio Doutor José Bonifácio de Andrada (Zezinho Bonifácio) foi entregue ao aluno Aristeu Lopes Barbosa, que foi considerado o colega de destaque da turma, devido a seu comportamento cordial e dedicação às causas escolares. A formanda Fábia Fernanda de Araújo conduziu o juramento, por meio do qual os alunos se comprometem a exercer a profissão com consciência e dignidade, colocando a vida humana como a principal preocupação.

A formanda Naiana Pereira afirma que a UNIPAC Araguari ofereceu uma excelente formação. “Eu gostei muito do ensino. Os professores são bastante dedicados e estão sempre dispostos a tirar dúvidas. As aulas práticas também são muito boase nós estamos saindo muito bem preparados, mas a medicina é um curso em que temos que estar sempre buscando mais conhecimento.É uma felicidade enorme saber que a gente conseguiu, depois de uma batalha tão grande, alcançar esse ideal”, comenta.

A cerimonia contou também com a ilustre presença do ex-governador de Goiás e atual prefeito de Aparecida de Goiânia, Dr. Luís Alberto Maguito Vilela; Dr. Jorge Elias Teixeira Bedran, superintendente institucional da UNIPAC Araguari; e Dr. José Júlio Lafayette Rodrigues Pereira, diretor executivo da UNIPAC Araguari. Segundo o ex-governador, “a cerimonia foi muito bonita e emocionante sob todos os aspectos. A turma que colou grau tem que estar muito orgulhosa da UNIPAC Araguari. Tenho certeza absoluta que essa faculdade presta relevante serviço à educação no Brasil, principalmente na área médica”, destacou.

O encerramento foi proferido pela Diretora Geral, Profa. Divânia Araújo, em nome do presidente da FUPAC, Dr. Bonifácio Andrada. A diretora demonstrou grande satisfação e ressaltou que a instituição se orgulha em concluir a formação de mais uma turma de Medicina. “Temos muito orgulho por saber que hoje tantos profissionais formados nessa casa vão deixar de ser alunos para atuarem numa área tão carente de melhorias, como é a saúde no nosso país. Nós depositamos a nossa confiança de que, a partir de hoje, a saúde no Brasil pode ser diferente pelas mãos de cada um de nossos formandos”, concluiu.