Estudantes do curso de Medicina participam do Exame Clínico Objetivo Estruturado por Estações (OSCE)

Os alunos do 9º período do curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari participaram, no dia 01 de Julho, do Exame Clínico Objetivo Estruturado por Estações (Objective Structured Clinical Examination - OSCE), que tem como objetivo avaliar a capacidade prática dos discentes.

De acordo com a professora Julianni Bernardelli Lacombe, o método avaliativo existe desde a década de 70, nos Estados Unidos, e foi implantado na instituição em dezembro de 2011. "A importância do exame está focada principalmente em avaliar o aluno quanto à competência clínica, levando em consideração não apenas os aspectos do conhecimento (cognitivo), como também aspectos psicomotores e psicoafetivos, de forma a exigir desse profissional uma visão ampliada, humanística e diversificada, cujo domínio é essencial para exercer a competência de prover a atenção à saúde", explica.

Durante a avaliação, o aluno tem a oportunidade de exercer na prática o que é aprendido nas aulas teóricas. “É um exame semestral que envolve cinco disciplinas nas quais os alunos fizeram estágio supervisionado: ginecologia e obstetrícia, clínica médica, saúde coletiva, pediatria e cirurgia. O aluno passa pelas cinco estações de avaliação e cada uma exige uma habilidade”, comenta a professora. O curso de Medicina oferece também o Mini-OSCE, que é aplicado para alunos do 5º e 7º períodos, nas disciplinas Introdução à Saúde da Mulher e Saúde da Criança I.