Unipac Araguari e Luta plantarão árvore de Hipócrates no próximo dia 22

“Nós não plantamos uma árvore que dura até 500 anos todos os dias”, argumenta a Profa. Dra. Rosana de Cássia Oliveira, integrante do Núcleo de Apoio Pedagógico e Capacitação Docente (NAP) do curso de Medicina da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) de Araguari, ao estimular a realização de convites aos acadêmicos de medicina e profissionais de saúde do município, para prestigiarem o plantio da muda de Platanus orientalis, que ocorrerá no próximo dia 22, às 16 horas, no canteiro da Avenida Minas Gerais, em frente à Unipac.

A longevidade da árvore não é o único motivo que torna o ato relevante. A Platanus orientalis é importante símbolo do ensino médico, pois perpetua a lenda de que Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, ministrava aula a seus pupilos sob a sombra de uma árvore da espécie.

Considerando o tempo de vida desse tipo de Platanus, acredita-se que a árvore que existe na ilha de Cós (Kos), na Grécia, no local onde Hipócrates ensinava, seja na verdade uma descendente direta do plátano original. Ainda assim é reconhecida como a árvore mais antiga da Europa e seu local é um dos pontos turísticos mais visitados da Grécia. A muda doada para Liga Universitária de Trauma de Araguari (Luta), pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), também é descendente da árvore original.

No Brasil, uma descendente da árvore de Hipócrates foi plantada pela primeira vez em 1954 no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, após doação feita pelo governo da Grécia. Posteriormente outras foram plantadas na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na Associação Médica do Paraná e na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Goiás.

Para a solenidade do próximo dia 22, realizada pela Unipac Araguari, foram convidadas autoridades do governo municipal, como prefeito e secretário de meio ambiente, médicos e outros profissionais de saúde.

Por intermédio desta publicação, ficam convidados todos que a ela tiverem acesso, em especial os acadêmicos de Medicina, pelo símbolo que a Platanus orientalis tem a estes.