I SIMPÓSIO DE TCE DE ARAGUARI-MG

As Ligas Acadêmicas de Patologia (LAPA) Neurologia e Neurocirurgia (LANNA) do Curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari realizaram no último sábado (05), no anfiteatro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Araguari (CDL Araguari), o 1º Simpósio de TCE.

O evento reuniu cerca de 130 participantes, para tratar sobre temas atuais e imprescindíveis na formação médica. “A ideia foi abordar assuntos importantes e atuais, com atenção ao tema nos mais diferentes eixos temáticos de modo a conseguir explorar o TCE de forma multidisciplinar”, relata o acadêmico do 8º período, Tiago Henrique Vargas Oliveira, coordenador discente da Liga Acadêmica de Patologia.

O acadêmico ainda salientou a importância apresentada pelo tema, uma vez que o TCE constitui-se em um dos principais problemas de saúde pública mundial, apresentando elevada e crescente incidência no mundo e representando uma importante causa de morbimortalidade em adolescentes e adultos jovens.

As palestras foram ministradas pelos docentes da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari e docentes convidados da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), a Patologista Profª. Drª. Ana Cristina Araújo Lemos da Silva, o Radiologista Prof. Me. Nicholas Godoy, o Neurocirurgião Prof. Dr. Marcelo B. Chioato, o Neurocirurgião Prof. Dr. José Weber e o Neurologista e Diretor Acadêmico-Pedagógico do Curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari Prof. Dr. Marcelo Cardoso de Assis. Abordando os seguintes eixos temáticos, respectivamente: Classificação e Mecanismos Fisiopatológicos, Propedêutica Radiológica, Tratamento Clínico,Tratamento Cirúrgico do Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) e discussão integrando os eixos abordados.

Os palestrantes apresentaram os mecanismos, lesões, condutas, além das principais novidades e mudanças na condução do TCE, destacando a importância da medicina baseada em evidências e da necessidade de constante atualização do profissional médico. Desta forma, as Ligas Acadêmicas possibilitam ao aluno vivenciar experiências novas que o permitirão transitar no meio científico, promovendo o intercâmbio de conhecimentos na especialidade médica. Participar de encontros, simpósios e congressos, ainda na graduação, são meios de antecipar a melhor forma de manter-se reciclado e atualizado nos progressos de sua especialidade depois de formado.

As Ligas Acadêmicas têm o enorme prazer de agradecer a presença e a participação de todos, que diretamente e indiretamente contribuíram para a realização e o sucesso do I Simpósio de TCE de Araguari. Também aqui, aproveitando o espaço, as Ligas agradecem aos patrocinadores, que tanto colaboraram com o evento: Shop Med, Restaurante Palattos, Copiadora Época, e também aos seus apoiadores: UNIPAC Araguari, Diretório Acadêmico Diogo Guimarães e ABLAM (Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas Médicas).