Os estudantes do curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, Ana Carolina Lara Ferrão, Jéssica Borges Carrijo, Lian Padovez Cualheta, Mariana Silva Lôbo e Vinícius Duarte Amorim, juntamente com a Profa. Daniela Henriques Soares Lopes Debs e o Prof. Samuel Ribeiro Dias, foram premiados na IX Jornada Mineira de Atualização em Amamentação, que ocorreu no dia 24 de agosto, em Belo Horizonte.
De acordo com a professora Daniela Debs, o trabalho “Aleitamento Materno Exclusivo aos 4 meses: resultados preliminares de uma intervenção a nível de Atenção Primária” foi desenvolvido durante 10 meses. “Nós realizamos uma busca ativa na maternidade, por mães que cumprissem nossos critérios, ou seja, que não fossem da zona rural e não tivessem nenhum fator que contraindicasse a amamentação. Os filhos deveriam nascer e permanecer em um alojamento de baixo risco e não possuir nenhum tipo de formação ou alteração que contraindicasse o aleitamento”, explica.
A equipe encontrou mais de 200 mães, das quais foram selecionadas 81 para acompanhamento em visitas domiciliares. “Do grupo visitado da primeira semana, ao final do primeiro mês e aos quatro meses, 60%permaneceu em aleitamento materno exclusivo aos 4 meses e isso tem um impacto muito grande na saúde do bebê. O grupo controle, que realizou acompanhamento de rotina nas unidades de saúde e não recebeu visitas de orientação pelo grupo, respondeu a um questionário ao final dos 4 meses e apresentou apenas 32% das mães em aleitamento materno exclusivo. São resultados muito significativos, pois demonstram que nossa intervenção de fato contribuiu para essa mudança e isso foi muito gratificante”, ressalta.
A Jornada Mineira de Atualização em Amamentação é um encontro com a temática específica, que recebe trabalhos de diversas universidades e hospitais conceituados. “Nós estávamos concorrendo com hospitais tradicionais como o Sofia Feldman, que é pioneiro como hospital amigo da criança em Belo Horizonte, com normas bem definidas a favor do aleitamento. Estávamos concorrendo também com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),todas instituições muito bem vistas”, comenta. A professora conta que a aluna Ana Carolina Lara Ferrão, que a acompanhou na Jornada e que estava encarregada da apresentação de tais resultados, teve uma experiência muito interessante. “Durante o intervalo, ela ouviu pessoas da comissão julgadora comentando sobre a
Faculdade de Medicina UNIPAC Araguari e ficou bastante animada e bem confiante de que estávamos entre os melhores. Quando nós ganhamos o prêmio de “PÔSTER DEFENSOR DA AMAMENTAÇÃO 2013”, ela ficou maravilhada. Isso, sem dúvidas, é ótimo para a nós e para os alunos, que passam a se orgulhar da instituição em que estudam”, afirma.
A equipe apresentou mais três trabalhos durante a Jornada, que foram elogiados pelo Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Mineira de Pediatria. “Quando retornamos, fizemos uma confraternização com as mães para uma dupla comemoração, a Campanha Nacional a Favor do Aleitamento e a volta com a premiação. Todos ficaram muito felizes”, acrescenta.
A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari parabeniza a equipe de alunos e professores do curso de Medicina pela iniciativa e pela premiação na IX Jornada Mineira de Atualização em Amamentação.