LAPEDI - Transplante de Medula Óssea: Indicações e Definições

A Liga Acadêmica de Pediatria do curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, promoveu, no dia 29 de novembro, uma palestra sobre a temática “Transplante de Medula Óssea: Indicações e Definições”. Estiveram presentes estudantes do 7º período do curso de Medicina e dos demais cursos da área de saúde.

O tema foi abordado pelo Dr. Carlos Eduardo Sá Araújo, médico transplantador de medula óssea, graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho, realizou sua residência médica na Universidade Federal de Uberlândia e possui ênfase em Cancerologia Pediátrica. De acordo com o palestrante, o objetivo é expor e disseminar o conhecimento sobre o transplante de medula óssea, esclarecendo dúvidas. “Nós viemos tirar alguns misticismos sobre o transplante de medula óssea, discutir algumas definições e mostrar um pouquinho da complexidade do paciente que tem a medula óssea transplantada”, comenta.

O palestrante afirma que o evento é de fundamental importância para os estudantes. “A partir da discussão, o aluno entra em contato com o mercado, com a realidade da assistência médica e a complexidade do paciente, que muitas vezes extrapola o que está nos livros. Isso faz com que a formação do aluno se torne mais realista. É um evento que sempre vai somar no sentido de agregar conhecimento e isso é sempre benéfico”, ressalta.