NOÇÕES BÁSICAS DE CONDUTAS E PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS EM PRONTO SOCORRO

A Liga Universitária de Trauma de Araguari (LUTA) realizou o curso “Noções básicas de condutas e procedimentos cirúrgicos em Pronto Socorro”, nos dias 27 e 28 de novembro de 2013, para os alunos de Medicina da UNIPAC Araguari. No curso, foram abordados, de forma teórico-prática, os seguintes temas: atendimento ao politraumatizado; instrumentação cirúrgica; assepsia, antissepsia e paramentação no centro cirúrgico; acesso venoso central; drenagem torácica; intubação e técnicas de sutura. Ele foi ministrado pelos médicos Marcelo Cunha e Alessandro Moreira, convidados pela LUTA, e por integrantes da Liga nos laboratórios da faculdade, para fornecer conhecimento acerca desses assuntos que são extremamente necessários aos médicos que atendem em Pronto Socorro. Foi fornecido como material didático uma apostila com a parte teórica dos temas para os alunos.