Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico ministra palestra para alunos do curso de Medicina

O Dr. José Geraldo de Freitas Drumond, Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico (SODIME), ministrou, no dia 06 de novembro, uma palestra na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, voltada para os estudantes do 11º e 12º períodos do curso de Medicina, que irão realizar a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), no dia 24 de novembro.

De acordo com o palestrante, o objetivo do encontro foi discorrer sobre a nova realidade da profissão médica e as mudanças que ocorrem em todo o mundo e principalmente no Brasil. “Essas alterações vem mudando a imagem do médico, de uma aura quase divina para um mero profissional, como outro qualquer. A profissão perdeu muito do significado, devido principalmente à tecnificação da atividade médica. Hoje a tecnologia tem respondido muito mais à imagem do profissional do que o humanismo médico, e nós precisamos resgatar esse humanismo. Nós temos que modular e colocar em equilíbrio o humanismo com o que a ciência nos oferece e desse modo fazer com que essa ciência possa melhorar a assistência à população”, afirma.

O Dr. José Geraldo Drumond é graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e possui doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) de Portugal. Atualmente é professor titular de Medicina Legal, Ética e Bioética da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), professor do Mestrado em Medicina Forense da Universidade de Valência na Espanha, membro do Conselho Assessor Internacional da revista Acta Bioethica (CIEB) da Universidade do Chile, Doutor Honoris Causa da Universidade Bicentenária de Aragua da Venezuela, Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Legal SBML, além de 3º ocupante da cadeira na Academia Mineira de Medicina.