TROTE UNIVERSITÁRIO “DOE SANGUE, DOE VIDA” DO CURSO DE MEDICINA DA UNIPAC ARAGUARI MOBILIZA ESTUDANTES E COMUNIDADE ARAGUARINA

O curso de Medicina da UNIPAC Araguari realizou, no dia 10 de Abril, o Trote Universitário “Doe Sangue, Doe Vida”, que foi aberto a todos os estudantes, colaboradores da instituição e comunidade araguarina. O hemocentro de Uberlândia distribuiu um total de 60 fichas para cadastro e coletou 55 bolsas de sangue.

De acordo com Diana de Abreu Costa Braga, enfermeira supervisora do Hemocentro, a doação de sangue é importante e pode salvar muitas vidas, principalmente de pessoas que tenham anemia, doenças crônicas degenerativas, que façam quimioterapia ou que tenham sofrido algum acidente. “É muito importante as pessoas entenderem que se mais doadores forem fidelizados e doarem com frequência, os estoques estarão efetivos e nós conseguiremos ajudar toda a população dos 18 municípios atendidos pelo hemocentro de Uberlândia”, explica.

O estudante Maicon Resende Cardoso, do 9º período do curso de Enfermagem comenta que a doação de sangue é um ato muito bonito. “Eu sou doador há algum tempo. A doação é bem tranquila e acredito que cada um deve fazer sua parte, pois a população precisa muito. A iniciativa da UNIPAC Araguari é bem legal. Estou doando aqui pela segunda vez e acho que a instituição deve trazer sempre o hemocentro para Araguari”.

Segundo a aluna Amanda Vieira Arruda, diretora da comissão de saúde do Diretório Acadêmico Diogo Guimarães, o objetivo do Trote Solidário é estimular os estudantes a serem mais humanos, ajudando aqueles que precisam. “É véspera de feriado e sempre falta bolsas de sangue, por isso promovemos o trote nessa data. Estamos muito felizes porque os doadores atenderam o nosso pedido”. A estudante Agnes Aline Ferreira, do 1º período do curso de Medicina, participou da doação. “Eu gostei bastante da iniciativa, porque não temos acesso fácil ao hemocentro. Se não fosse a UNIPAC Araguari eu não estaria doando”, ressalta.

Alexsandro Tomás, colaborador do supermercado MegaTejotão, descobriu o Trote Solidário através de uma colega de trabalho. “Eu sou doador de sangue há seis anos. Aqui em Araguari é muito difícil doar e não tem como ir para Uberlândia sempre, por isso essa iniciativa é muito legal. Eu acho que o município tinha que ter sempre esse tipo de ação. Para quem está doando pela primeira vez, que seja muito bem vindo, que continue fazendo isso sempre e que convide outras pessoas para abraçar essa causa. Nós não precisamos de sangue agora, mas um dia eu posso precisar ou um parente pode precisar”.

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari parabeniza a todos os estudantes, coordenadores e colaboradores envolvidos nesse projeto e agradece a todos aqueles que participaram do Trote Solidário “Doe Sangue, Doe Vida”. Esperamos vocês no segundo semestre.