ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA DA UNIPAC ARAGUARI PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA NO LABORATÓRIO DIETÉTICO

Os acadêmicos do 5º período do curso de Medicina da UNIPAC Araguari participaram, durante o primeiro semestre de 2014, de atividades práticas sobre alimentação infantil, realizadas no Laboratório Dietético do curso de Nutrição, como parte da disciplina Saúde Materno Infantil I.

De acordo com a Pediatra, Professora Drª. Juliana Pontes, essa é uma atividade prática nova proporcionada pela mudança da Matriz Curricular e baseada nas orientações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria. “É uma atividade laboratorial voltada para alimentação infantil com objetivo de preparar nossos discentes, futuros médicos, para uma prática profissional centrada também na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão entre outras”.

A professora comenta que a modalidade de aprendizado foi muito bem recebida pelos alunos. “Eles participaram da execução da papa infantil, que é recomendada a partir do sexto mês de vida, para crianças que estão em aleitamento materno exclusivo”. Durante o encontro os estudantes aprenderam ainda sobre a organização, higienização, preparo dos alimentos, importância da leitura de rótulos e alimentação complementar. “A Faculdade forneceu todo o material necessário e no final houve uma degustação de alimentos”.

Segundo a Profª Daniela Henriques Debs, o grupo de professoras e professores parte da disciplina Saúde Materno Infantil I fizeram uma avaliação muito positiva dessa nova atividade, pois observou que os alunos adquiriram, além dos conhecimentos teóricos indispensáveis, o exercício da prática fundamental para que agora possam realizar uma orientação mais efetiva das famílias. “Acreditamos que isso vai repercutir de forma positiva na saúde das crianças”.