I JORNADA DIABÉTICA

As Ligas Acadêmicas: Liga Acadêmica de Angiologia e Cirurgia Vascular De Araguari/Mg (LAACVA); Liga Acadêmica de Endocrinologia (LAE); Liga Acadêmica de Oftalmologia de Araguari (LAOA); e Liga Acadêmica de Urologia e Nefrologia de Araguari (LAUNA) promoveram nos dias 28/05/14 e 29/05/14 a I JORNADA DIABÉTICA na capela da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC no período noturno em ambos os dias. Na ocasião foram realizadas palestras cujo tema norteador foi Diabetes.

Dia 28,contamos com a ilustre presença dos palestrantes Malk Mauad Ydy e Beatriz Carraro Arantes. O angiologista e cirurgião vascular Malk ministrou a palestra sobre ”Pé Diabético”, já a endocrinologista Beatriz abordou o tema “Diabetes tipo 1”. Dia 29 os palestrantes foram: Thays Resende Damião – que palestrou sobre “Retinopatia Diabética”; Luiz Cláudio Pádua Netto – que ministrou sobre “Nefropatia Diabética”; e o Doutor Alex Miranda Rodrigues que encerrou a I Jornada Diabética falando sobre “Epidemiologia do Diabetes e seu Impacto no Sistema de Saúde”.

Além de atingir os alunos do curso de medicina, o evento contou com a presença de discentes dos cursos de enfermagem e nutrição que são aliados importantes no acompanhamento ao paciente diabético.

O tema “Diabetes” é importante já que o número de indivíduos diabéticos vem aumentando em virtude do crescimento e do envelhecimento populacional, da maior urbanização, da crescente prevalência de obesidade e sedentarismo, bem como da maior sobrevida de pacientes com diabetes mellitus (DM). A JORNADA DIABÉTICA é um evento que visa o aprendizado dos discentes sobre Diabetes Mellitus e suas complicações. Pretendemos realizar o evento pelo menos 1 vez por ano devido ao grande número de assuntos que podem ser abordados dentro do tema central: “Diabetes”.