V WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O curso de Medicina da UNIPAC Araguari promoveu, nos dias 01 e 02 de Julho, o V Workshop de Iniciação Científica, no qual os estudantes tem a oportunidade de apresentar projetos desenvolvidos nas Unidades de Saúde do município e nas disciplinas de Interação Comunitária e Metodologia de Estudos e Trabalhos Acadêmicos. O evento é coordenado pelos professores Dr. Alexandre Gonçalves e Dr. Henrique Pierotti Arantes.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina, Dr. Alex Miranda Rodrigues, o workshop visa estimular a produção científica dos estudantes. “Todos os alunos, do 1º ao 8º períodos, são estimulados durante o ano e desenvolvem um trabalho de pesquisa que deve ser apresentado ao final do período”.

Os estudantes do primeiro e segundo períodos apresentam propostas de ações que podem ser desenvolvidas nos locais analisados, enquanto os de períodos mais avançados demonstram os resultados da interação. “A maioria das pesquisas são trabalhos originais, fruto do empenho e dedicação de estudantes e docentes”.Através da atividade é possível reconhecer os problemas existentes nas Unidades Básicas de Saúde e tentar encontrar formas de solucioná-los. “Nós temos produções científicas interessantes e úteis, aplicáveis ao Sistema Único de Saúde e à realidade local de Araguari”.

Os trabalhos são expostos em formato de banner e os estudantes realizam a apresentação oral do projeto. “Eu estive presente em algumas apresentações e assisti um trabalho que se destacou muito, sobre o índice de infestação predial de dengue no município, que é uma temática atual e importante. Vi também um trabalho muito interessante sobre a satisfação de usuários da rede pública, onde os estudantes encontraram grande satisfação do usuário, mostrando que o SUS funciona e que a parceria da Instituição com o serviço público é exitosa e garante melhoria no serviço”.

O evento tem despertado o interesse dos discentes pela pesquisa. “Avaliei sete trabalhos do 8º período, alguns de excelente qualidade, e eu acho que isso é um processo longo de evolução científica. As melhores universidades brasileiras, como a Faculdade de Medicina da USP e UFMG, chegaram hoje numa situação de produção científica que teve início, em algum momento, com um processo parecido com o nosso. Hoje nós estamos engatinhando, mas a cada semestre estamos melhorando nossa produção científica e tornando cada vez mais consistente”.

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari parabeniza os estudantes pelos excelentes trabalhos apresentados durante o Workshop.