TROTE UNIVERSITÁRIO - "DOE SANGUE, DOE VIDA"

Pela quarta vez consecutiva, a Faculdade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC Araguari - promove o trote universitário “Doe Sangue, Doe Vida”, que acontecerá no dia 11 de setembro, entre 7h30min e 11h30min, nas salas de 01 a 07 do Bloco Verde. Além de funcionários e alunos, a doação poderá ser realizada por toda a comunidade.

O projeto que foi idealizado pelos alunos do Diretório Acadêmico do Curso de Medicina objetiva incentivar a doação de sangue e fazer da entrada na universidade uma oportunidade de confraternização e ajuda ao próximo. O sangue coletado pelo Hemocentro Regional de Uberlândia é destinado a pacientes hematólogos (com câncer ou que necessitam de transfusões freqüentes) de Araguari e toda a região.

Antes da doação, é feita uma avaliação clínica para analisar as condições de saúde dos doadores, sendo que as informações são mantidas em rigoroso sigilo pelo próprio Hemocentro.

Para doar é necessário ter entre 16 e 67 anos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido gripe, resfriado ou diarréia nos últimos sete dias, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, pesar acima de 50 kg, não ter usado drogas e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

O prazo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de 60 dias, para os homens e 90 dias, para as mulheres. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis legais ou com autorização com firma reconhecida em cartório e os maiores de 60 anos poderão doar desde que não seja a primeira doação.

Para realizar a doação, é necessário apresentar o documento de identificação original, que pode ser a Carteira de Identidade, de Habilitação, de Trabalho, de Conselho de Classe ou Certificado de Reservista. Após a doação, deve-se aguardar, no mínimo, 1 hora para dirigir em trajetos curtos e 2 horas para viagens, não fumar por, no mínimo, 2 horas, não pegar peso com o braço utilizado para doação e não fazer exercícios físicos por 12 horas.

Mais informações, incluindo as condições para ser um doador, podem ser encontradas no site da UNIPAC Araguari (www.unipacaraguari.edu.br) e na página oficial do Facebook (www.facebook.com/unipacaraguarioficial).