ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA PARTICIPAM DO OSCE - EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO POR ESTAÇÕES

Os alunos do 11º período do curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari participaram, no dia 28 de novembro, do Exame Clínico Objetivo Estruturado por Estações (OSCE - Objective Structured Clinical Examination), avaliação prática realizada em salas estruturadas de observação clínica.

Para a realização do OSCE, implantando pela instituição desde 2011, são montadas estações com diversos cenários em salas de aula e, ao percorrerem este circuito, os alunos são avaliados quanto a diferentes competências clínicas. Nestes cenários, eles precisam desempenhar tarefas clínicas distintas, como, por exemplo, fazer anamnese e exame físico focalizado com um paciente simulado, demonstrar procedimentos médicos em manequins, analisar um exame laboratorial ou de imagem, fazer orientações de prevenção e tratamento, prescrições etc.

O discente tem 5 minutos para executar a tarefa proposta e, em cada estação do circuito, ele é avaliado por um professor do curso. Para o 11º período de Medicina, foram realizadas estações de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria.

De acordo com a coordenadora do OSCE, Dra. Fabrícia Torres Gonçalves, a atividade é uma das formas que a instituição está adotando para avaliar o aluno. “Neste método de avaliação, o aluno deve ‘mostrar como fazer’ e, ao simular uma situação prática, esperamos que os alunos adquiram experiência e domínio em diversas habilidades clínicas, para que, ao se depararem com tais situações no ambiente profissional, sintam-se mais seguros e preparados”, explicou.

No dia 08 de dezembro, o OSCE será aplicado aos discentes do 9º período. O curso de Medicina realiza também o Mini-OSCE aos alunos do 5º, 6º e 7º períodos, nas disciplinas Introdução à Saúde da Mulher, Clínica Médica e Saúde da Criança I.