DIRETÓRIO ACADÊMICO DE MEDICINA REALIZA REUNIÃO PARA EXPLICAR NOVO QUADRO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O Diretório Acadêmico Diogo Guimarães (DADG) do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari realizou, no dia 08 de junho, uma reunião para esclarecer as mudanças recentes no quadro de atividades complementares. Os impactados pela alteração serão os alunos que cursam entre o 1º e 7º períodos.

Desde o ano de 2012, quando o curso de Medicina aprovou sua nova matriz curricular, novas exigências passaram a valer. Entre elas, a determinação de que a carga horária de atividades complementares que deve ser cumprida pelos discentes deixou de ser 100 horas, passando para 400.

Segundo o presidente do DADG, Nelson Donizete Júnior, este novo quadro estava distante da realidade do estudante, sendo complexo o seu real cumprimento.

Atendendo a solicitações, os alunos Nelson Donizete Júnior e Isabela Dutra Resende levaram o assunto para ser discutido no Colegiado do curso. Em reunião, ficou determinado que os discentes deveriam fazer uma proposta com a reformulação das cargas horárias.

Na reunião do dia 03 de junho, a proposta do Diretório Acadêmico foi aprovada pelos membros do Colegiado. “Não é que o novo quadro de atividades complementares está mais fácil de ser seguido, mas sim acessível a todos”, explicou Nelson.

A reunião do dia 08 foi realizada exatamente para explicar o novo quadro e tirar possíveis dúvidas.

O DADG convidou a Profa. Lucivânia Marques Pacheco, Coordenadora do Núcleo de Investigação Científica, Extensão e Pós-Graduação (NIEP), para falar sobre as atividades de extensão, que estão dentro do quadro complementar e a Profa. Gleice Mara da Silva, Coordenadora Geral de Estágios, para instruir sobre o preenchimento do Termo de Estágio e do contrato da empresa empregadora com o IMEPAC.

Ao final, foi realizada uma oficina sobre a Coordenadoria de Estágios e Vivências (CLEV), órgão vinculado ao DADG que oferece estágios nacionais e internacionais. Foi explicado como é feito, o valor que é gasto e a importância para o currículo.