Docentes do IMEPAC discutem o aprimoramento de avaliações das atividades teóricas e práticas

O Curso de Medicina do IMEPAC Araguari realizou nos dias 21 e 22 de setembro a XXII Semana de Desenvolvimento Docente, com a participação dos professores Dr. Carlos Lazarini e Dr. Carlos Rodrigues da Silva Filho, da Faculdade de Marília (FAMEMA).

Durante o evento, foram desenvolvidas duas oficinas simultâneas. A Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Profa. Me. Ivana Cardoso de Melo, explica “que esta metodologia contribui para que os professores tenham a oportunidade de participar das duas ou fazer a escolha de acordo com a temática relacionada com sua atuação, ou seja, nas atividades teóricas ou práticas”.

A oficina “Aprimoramento de atividades práticas – planejamento de aulas práticas e construção de casos clínicos”, ministrada pelo professor Dr. Carlos Lazarini, colocou em pauta as estratégias de ensino usadas em sala. “Hoje conseguimos relacionar uma estratégia de ensino-aprendizagem bastante potente e trazer para a realidade dos professores, abordando a elaboração e construção de casos clínicos para estudantes de Medicina do 1º ao 8º período e Internato”, ressaltou Lazarini.

Já em outra oficina, foi discutido o “Aprimoramento da avaliação das atividades teóricas – construção de itens de múltiplas escolhas e de itens discursivos, alinhado ao modelo ENADE”. Segundo o professor Dr. Carlos Rodrigues, facilitador do debate, os participantes da atividade analisaram o que pode ser feito para melhorar o desempenho dos alunos IMEPAC no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). A partir dessa discussão é possível adaptar os métodos de avaliação internos a fim de que o aluno se familiarize e tenha uma boa performance no exame. “Ganha o aluno por estar cursando em uma escola reconhecida por sua qualidade, ganha a instituição por ver que todo o seu esforço está sendo reconhecido e recompensando e ganha o professor na sua auto-estima em fazer parte de um corpo docente de uma escola de bom nível.”, concluiu.

O Núcleo Docente Estruturante agradece as contribuições dos professores da FAMEMA, o apoio da Direção Geral e todos os colaboradores do IMEPAC em mais uma Semana de Desenvolvimento Docente concluída com êxito.