Obesidade é tema de simpósio multidisciplinar

A Liga Acadêmica de Endocrinologia (LAE) promoveu na quarta-feira (07) o evento “Obesidade em Foco”. Em parceria com os cursos de Medicina, Nutrição e Educação Física, a LAE trouxe ao público palestras sobre causas e tratamentos da patologia.

Segundo Nelson Luís, aluno do 8º período de Medicina e presidente da LAE, o evento surgiu de uma necessidade que o Diretório Acadêmico de Medicina observou em relação à integração dos cursos da área da saúde do IMEPAC Araguari. “O tema escolhido permitiu um diálogo entre os cursos. A Medicina atua no diagnóstico e tratamento da obesidade; já a Nutrição e Educação Física com a dieta, reeducação alimentar e exercícios físicos.”

Iniciando as atividades do encontro, a Profª. Drª. Maria Regina Franco Ribeiro Gasparin, endocrinologista e coordenadora da Unidade Integrada de Ensino Clínica Médico-Cirúrgica do curso de Medicina, abordou a prevalência de obesidade no Brasil, as causas da doença, o tratamento clínico e a prevenção. A professora enfatizou o caráter multidisciplinar da doença. “O tratamento não envolve apenas o médico, mas também o assistente social, educadores físicos, nutricionistas, dentre outros profissionais da saúde”, explicou.

Logo em seguida, o Dr. Luís Augusto Mattar, cirurgião bariátrico, apresentou aos alunos alguns aspectos do tratamento cirúrgico. Já a Profª. Me. Maria Fernanda Cunha, do curso de Nutrição, levantou questões relacionadas à dieta e reeducação alimentar.

Ao final, a coordenadora do curso de Educação Física, professora Kelly Douat, destacou a contribuição da atividade física na luta contra a obesidade. Para Kelly, além dos fatores genéticos e o consumo de alimentos industrializados, a tecnologia também contribuiu para o aumento do número de obesos no mundo. “A comodidade que a tecnologia oferece talvez seja um fator agravante.”, disse.

A Liga Acadêmica de Endocrinologia tem como foco o estudo de doenças endocrinológicas e, através da promoção de eventos, envolver e levar conhecimento aos alunos com interesse nessa especialidade.