O IMEPAC Araguari promoveu na tarde de quarta-feira (11) um encontro com autoridades e especialistas da área da saúde a fim de apresentar novos projetos e propor parcerias. Estiveram presentes no evento representantes das cidades de Aparecida de Goiânia, Araxá, Caldas Novas, Frutal, Itumbiara, Prata, Uberlândia e Araguari, além de professores e diretores da instituição.
Durante o encontro foi discutida a necessidade de se investir em programas de residência médica com a finalidade de ampliar o quadro de profissionais e, consequentemente, melhor atender a comunidade. Além disso, o IMEPAC propôs às autoridades presentes a assinatura de convênios com o intuito de levar os profissionais em formação para atuarem, sob a supervisão de preceptores, nas cidades conveniadas. Tais convênios trariam benefícios não só para os futuros médicos, mas, principalmente, para a população assistida por esses profissionais.
Segundo o Superintendente Regional de Saúde de Uberlândia, Dr. Almir Fernando Loureiro Fontes, existe uma carência no mercado de profissionais generalistas e com uma visão social da Medicina. “Hoje o SUS atende cerca de 80% da população e o profissional generalista resolve a maior parte da demanda da saúde pública. Logo, é essencial esse olhar humanizado para lidar com o público”, disse. O superintendente elogiou ainda a iniciativa do IMEPAC em propor acordos, permitindo que os estudantes sejam formados nas cidades conveniadas e contribuindo para o atendimento da demanda de cada localidade. “Essa possibilidade de uma instituição privada contribuir pra que se formem mais profissionais nessa visão generalista da saúde beneficia não só a população, mas também as próprias cidades, visto que o custo da saúde pública e o número de atendimentos são altíssimos.”
Após visita às instalações da instituição, o Secretário de Saúde do Prata, Dr. Ricardo Ticly, enfatizou o crescimento da faculdade e sua importância na região. “Percebi uma progressiva favorável na estrutura e no corpo clínico. O IMEPAC está no caminho certo e os frutos já estão sendo colhidos.” Adriano Martins Lopes, Secretário de Saúde de Itumbiara, também destacou a qualidade das instalações e tecnologias que a faculdade dispõe. “Toda a estrutura nos dá a segurança de selarmos essa parceria na certeza de que o nosso povo estará em boas mãos”, completou.
Para o Dr. Carlos Rodrigues da Silva Filho, da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e consultor do IMEPAC desde 2011, o instituto conta com um corpo docente extremamente capacitado para oferecer aos alunos um ensino de excelência, formando, assim, profissionais de destaque no mercado. “Devido ao longo tempo que a FAMEMA vem prestando consultoria ao IMEPAC, posso afirmar que aqueles que optarem pela parceria serão extremamente beneficiados em todos os aspectos.”
De acordo com Érika Lopes Rocha, coordenadora da Estratégia Saúde Família (ESF) de Aparecida de Goiânia, há cerca de dois anos a cidade já estabelece um convênio com o IMEPAC e a melhoria no atendimento é evidente. “Quando qualificamos a nossa mão de obra, interferimos diretamente na qualidade do trabalho e na qualidade da atenção que é prestada à população”, explicou.
O Prefeito de Araguari, Raul Belém, também esteve presente no evento e ressaltou a importância da faculdade no melhoramento da saúde em Araguari, dentre elas, a construção do novo ambulatório do IMEPAC que será inaugurado no ano que vem, visando oferecer à população um atendimento ainda mais especializado. “Para nós é uma alegria contar com essa parceria que precisa ser difundida em outros municípios”, concluiu.