Estudantes de Medicina participam de minicurso de ACLS

No dia 22 de março, alunos do 1º período de Medicina participaram do minicurso de ACLS, sigla referente a Advanced Cardiovascular Life Support ou Suporte Avançado de Vida em Cardiologia. O curso teve como objetivo a capacitação para o reconhecimento e atendimento de pacientes em situação de parada cardiorrespiratória.

O Dr. Rodrigo Kamimura, médico cardiologista e professor do IMEPAC Araguari, foi convidado para conduzir a atividade. Segundo ele, é importante que o aluno, desde já, conheça e aprenda como e quando agir. “O conhecimento adquirido hoje por esses alunos é importantíssimo, pois será exigido deles ao longo de toda a vida como profissional da saúde.”

Segundo Pedro Sant’anna, discente do 7º período e organizador da atividade, a falta de conhecimento sobre como proceder em casos de parada cardiorrespiratória leva muitas pessoas a óbito. “Embora eles estejam ainda no 1º período, quanto mais conhecimento o aluno acumular ao longo do curso, maior será sua capacidade de salvar vidas”, disse.

A estudante do 1º período, Juliana Oliveira, se mostrou animada com a oportunidade de participar de um curso indicado por muitos professores. “Sei que estou no começo e não tenho tanta bagagem, mas espero aprender bastante hoje”, completou.