1ª Jornada de Pediatria do Triângulo Norte movimenta cidade de Araguari


O IMEPAC Araguari juntamente com a Santa Casa de Misericórdia, a Associação Médica Araguarina (AMA) e o Diretório Acadêmico Diogo Guimarães (DADG) realizou, no dias 9 e 10 de junho, a 1ª Jornada de Pediatria do Triângulo Norte. O evento aconteceu no Ópera Hall e contou com o apoio do Sicoob Aracoop e da Sociedade Mineira de Pediatria.

A fim de promover uma reciclagem de conhecimentos a partir da discussão de temas atuais, a Jornada proporcionou aos participantes palestras com profissionais de altíssimo nível, dentre eles o Prof. Dr. Jayme Murahovschi, titular da Academia Brasileira de Pediatria. Além disso, os inscritos tiveram a oportunidade de submeter e apresentar seus trabalhos, desenvolvendo a prática de pesquisa e produção científica. 

Durante a cerimônia de abertura, a Dra. Daniela Henriques Soares Lopes Debs, professora do IMEPAC e provedora do Hospital Santa Casa de Misericórdia, destacou que o evento só foi possível graças ao empenho de todos os envolvidos e da existência de um curso de Medicina de qualidade na cidade. “Há alguns anos não poderíamos imaginar sequer que nossa cidade ofereceria um programa de residência médica. A Jornada de Pediatria é mais uma conquista que só foi possível com o apoio da faculdade.”

Convidado para fazer a palestra principal do evento, o renomado Prof. Dr. Jayme Murahovschi elogiou os organizadores da Jornada e propôs ao público uma reflexão acerca da pediatria moderna. “Nós somos influenciados pelo ambiente ao longo de toda a nossa vida, mas essa influência é ainda mais intensa e determinante na fase inicial ou precoce. É o que chamamos de epigenética”, explicou.

Para Nelson Luís, aluno do 9º período e membro do DADG, o evento foi um verdadeiro sucesso. “Felizmente, nós contamos com a ajuda de diversos apoiadores. Como todo primeiro evento, tivemos sim nossas dificuldades, mas conseguimos superar. Enfim, a Jornada foi um sucesso”, concluiu.

O IMEPAC Araguari parabeniza a iniciativa e ousadia da comissão organizadora e se coloca à disposição para dar continuidade a essa proposta.