Medicina realiza atividade do PAJEC sobre drogas e adolescência

O curso de Medicina do IMEPAC Araguari promoveu na última quarta-feira (01) mais uma ação do Programa de Aprimoramento do Jovem através do Esporte, Educação e Cultura (PAJEC). A professora Melissa Reis e a aluna Mariana Moreira, do 5º período, conduziram a atividade com o tema “Consumo de Drogas na Adolescência”.

A palestra teve como objetivo expressar o quanto o uso de drogas é prejudicial ao desenvolvimento de uma vida saudável, no âmbito sócio-cultural e econômico do indivíduo. A questão traz preocupação não somente para os pais e familiares, mas também para toda a sociedade, pois o envolvimento de jovens com drogas produz um efeito cascata que acaba por afetar diretamente a todos. Logo, é necessário uma sensibilização acerca das consequências destas práticas.

Segundo a professora Melissa Reis, os principais pontos abordados durante a palestra foram: o que é droga; a diferença entre droga lícita e ilícita; quais são as principais substâncias consumidas atualmente e seus efeitos no organismo; e a relação familiar e social dos usuários. “As crianças e adolescentes presentes no evento se mostraram atentas, interessadas e participativas”, contou.

O PAJEC é um projeto da Maçonaria em parceria com o IMEPAC Araguari, que trabalha com reforço escolar em matemática e português para alunos de escolas públicas. Os alunos também estão inseridos em atividades físicas no ginásio do IMEPAC e de cidadania, em parceria com os Cursos de Graduação. Este projeto também constitui um projeto social de ação continuada da IES.