Estudantes apresentam projetos de empreendedorismo e inovação na Bienal de Ideias 2016

A fim de estimular a criatividade e originalidade, o IMEPAC Araguari realizou a 2ª edição do Projeto “Bienal de Ideias - Empreendendo e Inovando”. O evento aconteceu na última quarta-feira (09) e teve como objetivo aproximar o estudante do mercado de trabalho para que ele desenvolva um espírito mais crítico e reflexivo na sua área de atuação, buscando ideias para resolver os problemas e trazer melhorias significativas para a comunidade.

Aberto a todos os discentes e egressos do IMEPAC, a Bienal 2016 contou com 37 propostas inscritas das quais 21 foram selecionados para a fase final. A Profª. Leandra Mendes Vale, idealizadora do projeto, destacou que, em sua primeira edição, a Bienal teve apenas 10 trabalhos inscritos, mostrando o crescente interesse dos alunos na pesquisa e aplicabilidade de seus produtos. “O número de inscritos foi realmente uma grande surpresa. E esse é o papel da universidade: precisamos motivar nossos alunos pra que eles exerçam a criatividade, o empreendedorismo e tenham contato mais rápido com o mercado de trabalho e sociedade.”

Para a participante Talitta Figueiredo (3º período de Medicina), desenvolver um projeto na Comunidade São Vicente de Paula foi extremamente enriquecedor tanto para sua formação acadêmica quanto humana. “A proposta surgiu durante as visitas que fizemos ao asilo. Os idosos sempre reclamavam que se sentiam inúteis. Então tivemos a ideia de fazer uma horta orgânica na comunidade com a ajuda dos idosos”, explicou.

Avaliação e Premiação

Na fase final, os trabalhos foram avaliados por uma Comissão formada por docentes e membros da sociedade Civil, sendo eles: Prof. Carivan Cordeiro, Prof. Carlito Cordeiro, Prof. Frederico Celestino, Mauro Sérgio de Ávila (FIEMG), Ariel Machado (Sebrae-MG), Marcílio Ribeiro (Sebrae-MG), e Clésio de Meira (Secretário de Desenvolvimento e Turismo). Os três melhores projetos foram premiados com: R$ 5 mil para o 1º lugar, R$ 3 mil para o 2º lugar e R$ 2 mil para o 3º lugar.

A Comissão Julgadora avaliou as propostas tendo por base critérios como: inovação; aplicabilidade; criatividade; impacto social, econômico e ambiental; dentre outros. De acordo com o avaliador Marcílio Ribeiro, o projeto Bienal de Ideias é um grande estímulo para que os estudantes pensem fora da caixa. “Tivemos a oportunidade de conhecer projetos extremamente úteis e interessantes, alguns com o viés mais social e outros mais comercial”, disse.

O “Protótipo de Controle por Voz para Cadeiras de Rodas Motorizadas”, dos egressos de Sistema de Informação Vinícius Diniz, Matheus Diniz e Pedro Lemos, conquistou a terceira colocação. Já o projeto “Estreitamento Tecnológico entre UBs’s/UBSF’s e População Araguarina”, das estudantes de Medicina Thiziane de Oliveira e Natália Rabelo, ficou com a segunda colocação. O primeiro lugar ficou com o Aplicativo “Acadêmicos Araguari”, desenvolvido por Paulo Cesar Lima, do curso de Medicina.

Após a entrega das premiações, a Profª. Divânia Araújo Freitas, diretora geral do IMEPAC Araguari, encerrou o evento, enfatizando a importância dos parceiros e apoiadores do evento que apresentaram seus produtos em stands e palestraram no “Espaço Empreendedor”: Sebrae Minas, Triauto, Droga Doctor, Grupo Vasconcelos, Feedback Informática, Grupo Flora Brasil, Sicoob Aracoop, Academia Point, Coocacer, New Brisa, Achimaq e food trucks.

O IMEPAC Araguari parabeniza todos os estudantes que aceitaram o desafio de desenvolver trabalhos inovadores em prol da sociedade e agradece a participação das comunidades externa e interna em mais um evento concluído com sucesso. Nos vemos em 2018!