Alunos de Medicina participam de palestras sobre saúde mental

O aumento de casos relacionados à depressão e ansiedade bem como a importância sobre o autocuidado junto ao aluno do curso de medicina do IMEPAC, fez o Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAAP/IMEPAC) perceber a necessidade de realizar o projeto Ações em Saúde Mental.

Dentre os objetivos do projeto, destaca-se: mostrar, para os futuros médicos, que a escuta pode salvar vidas, instigando o profissional a buscar a causa do problema, não focando apenas nos sintomas e categorizando as pessoas nas doenças; mostrar a importância do autocuidado para que saibam desenvolver com maestria sua função de cuidar do outro, tendo primeiro, o cuidado consigo mesmo e; sensibilizar os alunos a respeito dos temas depressão e ansiedade, doenças graves do contexto atual.

Para a execução do projeto, o NAAP contou com o apoio da coordenação do curso de Medicina e com a presença das psicólogas Arivone Fátima Silva Ferreira, Izabella Cardoso Oliveira, Marília Rocha Borges e Priscilla Nery de Farias Alvarenga.

Na manhã de ontem (04), foram trabalhados os temas “Depressão e Ansiedade”, com destaque aos detalhes que precisam ser observados antes de se fechar um diagnostico ou de julgar a pessoa sem o devido conhecimento do problema que ela enfrenta. Hoje (05), o tema trabalhado foi “Resgate das Emoções”, abordando a importância de se reconhecerem emoções e sentimentos que são manifestados em nosso corpo, diante das situações com as quais nos deparamos cotidianamente. Ações dessa natureza são importantes, pois auxiliam o profissional a pensar na importância de estar bem consigo mesmo para que esteja pronto a cuidar do outro.

O IMEPAC Araguari parabeniza o NAAP, na pessoa da coordenadora Profa. Ana Lúcia Costa, pela iniciativa e preocupação com a saúde em sua totalidade.