Dr. Celmo Celeno Porto ministra palestra no IMEPAC Araguari

Na noite de sexta-feira (10), o IMEPAC Araguari teve a honra de receber a visita do Prof. Dr. Celmo Celeno Porto. Autor de livros como “Semiologia Médica”, o professor exerce uma enorme influência sobre as últimas gerações de médicos brasileiros.

Além de alunos do curso de Medicina, o evento contou a presença da Profa. Divânia Araújo Freitas, diretora geral do IMEPAC; dos professores e médicos Gustavo Guidoux e Jackeline Guidoux; e também do Prof. Dr. Marcelo Cardoso de Assis, diretor acadêmico-pedagógico do curso de Medicina. Responsável pela abertura do evento, o Dr. Marcelo ressaltou a importância de receber uma figura tão importante para a medicina no Brasil. “É um honra recebê-lo aqui para que ele possa nos brindar com uma palestra, demonstrando não só o seu conhecimento e expertise da semiologia, mas sobretudo sua vitalidade do ponto de vista produtivo e acadêmico.”

Na ocasião, o Prof. Celmo falou sobre o tema “Dr. Google na prática clínica e no ensino médico”, destacando os impactos do advento da internet na vida dos profissionais da saúde e pacientes. “A internet é uma grande revolução que está atingindo todas as profissões. Então escolhi esse tema para alertar os estudantes sobre esse novo paradigma.” Ele destacou, ainda, que para se tornar um bom médico é necessário que o profissional tenha três competências: científica, ética e humana. Natural de Araguari, o professor estava visivelmente emocionado por estar, pela primeira vez, ministrando uma palestra para universitários em sua cidade natal. “Nasci aqui, trabalhei aqui, casei aqui, meus filhos nasceram aqui... Tenho uma ligação muito estreita com a cidade!”

Juntamente com o Dr. Gustavo Guidoux, a Dra. Jackeline Guidoux foi uma das grandes responsáveis pela concretização deste grande momento. Aluna do Prof. Celmo no Mestrado, ela disse que durante as aulas o próprio professor foi demonstrando um desejo de retornar a sua cidade natal. “O convite não havia sido feito antes justamente por pensar que era algo impossível.” Após a conversa, o próprio docente tomou a iniciativa de reservar uma data na agenda para o evento. “Estou muito feliz, pois tivemos mais de 450 alunos inscritos para a palestra. Ele é um marco da Medicina, não só no Brasil, mas também no mundo. Nós adotamos um livro dele como base aqui na Unidade de Ensino Integrada de Semiologia.” A médica, destacou que, além de ser um ‘papa’ no meio universitário e médico, o Prof. Celmo é um exemplo de ser humano. “Você pode dominar todas as técnicas, mas você precisa continuar sendo humano e humilde. E ele é tudo isso!”

O IMEPAC Araguari agradece todos que abraçaram a proposta e trabalharam pelo êxito do evento e também o Prof. Dr. Celmo Celeno Porto por presentear a instituição com um momento tão singular e, certamente, marcante para todos os presentes.