Estudante do curso de Medicina da UNIPAC Araguari é selecionada pelo Instituto Nacional de Câncer para doar medula óssea


A aluna Cristiane Giglio de Carvalho, do 9º período do curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, foi selecionada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) para a doação de medula óssea, após participar de campanha promovida pela UNIPAC Araguari. 

A estudante comenta que recebeu uma ligação do INCA em setembro, afirmando que havia a possibilidade de ser compatível com um paciente que estava precisando de medula. “Eu me cadastrei no banco de doadores em 2008, durante uma campanha. A chance de ser compatível com alguém é muito pequena, aproximadamente uma em cem mil doadores cadastrados, por isso eu me senti muito feliz quando recebi a ligação”, afirma. 

Após a seleção, o possível doador deve passar por uma série de exames que confirmam se realmente existe a compatibilidade com o paciente. “Eu recomendo que todos se cadastrem no banco de doadores. Nós sempre temos a campanha aqui na UNIPAC Araguari e basta colher um pouquinho de sangue para ser cadastrado no banco mundial de doadores de medula (REDOME)”, ressalta. 

Existe um grande número de pacientes com leucemia no Brasil e no mundo e o procedimento do transplante tem sido bastante eficaz. “Eu não conheço a pessoa para quem eu vou doar porque é uma norma operacional do INCA. Pode ser uma criança, um adolescente, uma pessoa que ainda tem uma vida toda pela frente, por isso eu sugiro que todos sejam doadores. É uma emoção muito grande poder ajudar alguém”, conclui. 

A UNIPAC Araguari sente-se orgulhosa de poder participar de uma ação tão significativa e de ver o apoio dos alunos e colaboradores em prol de uma campanha em favor da vida. Nossos agradecimentos e cumprimentos à aluna Cristiane.