Trote Universitário “Doe Sangue, Doe Vida”

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari realizou, no dia 10 de outubro, a segunda edição do Trote Universitário “Doe Sangue, Doe Vida”, voltado a todos os estudantes do 1º período de 2013/2. O Hemocentro de Uberlândia, responsável pela coleta, distribuiu mais de 80 fichas e arrecadou 64 bolsas de sangue.

De acordo com a coordenadora do projeto, Profa. Rosana de Cássia Oliveira, o trote é uma ação institucional que se estende para além dos muros da unidade. “A nossa Instituição entende que a ação social com a participação de alunos e funcionários da UNIPAC Araguari é muito importante”. A professora afirma que a doação é voltada especialmente para os estudantes de 1º período de todos os cursos. “Um dos objetivos do projeto é mostrar para o aluno que a sua participação enquanto doador é importante no seu processo de ensino-aprendizado”, explica.

A segunda edição do Trote Universitário superou as expectativas da equipe. “Geralmente são distribuídas 70 fichas, mas conseguimos completar 81 e coletamos 64 bolsas”, ressalta a coordenadora. A colaboradora Cristiane Sakayemura que também participou como doadora de sangue considera esse um ato de extrema importância. “Essa ação ajuda a salvar vidas. Por meio dessas campanhas a UNIPAC Araguari pode abranger um maior número de pacientes que precisam de sangue”, comenta.

O aluno Marcelo Ribeiro Faria, estudante do 1º período do curso de Medicina, afirma que o Trote Solidário é uma maneira diferente de receber os alunos. “Doar sangue no início do curso é uma forma de ajudar as pessoas pelo que a gente possui, pois estamos começando agora e ainda não temos o conhecimento médico. A doação de sangue nos leva para um lado mais humano, que pensa no paciente além da relação no consultório”. Segundo o aluno, a iniciativa da UNIPAC Araguari é bem vinda. “A faculdade não é lugar apenas para festas ou para estudar. Aprendemos também sobre solidariedade com o próximo. Essa iniciativa deve ser continuada todos os semestres”, destaca.

O Trote Universitário: Doe Sangue, Doe Vida é aberto a toda a comunidade e irá ocorrer duas vezes ao ano. “Nós estamos contando com a participação de todos os alunos e da população. Nessa edição também aderiram à causa: policiais, professores da rede pública, funcionários da construção civil, entre outros que já haviam participado de campanhas anteriores. Foi um sucesso! A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari registra os acontecimentos também às rádios e jornais que generosamente divulgaram o evento. Contaremos com vocês e com todos os doadores na próxima edição que deve ocorrer no final de fevereiro, em 2014”, conclui a coordenadora do projeto.