ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA DA UNIPAC ARAGUARI PROMOVEM AÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Os estudantes do 5º período do curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari realizaram, no dia 08 de Março, uma ação de coleta de Papanicolau na Unidade Básica de Saúde do bairro Amorim, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A atividade ocorreu como parte da disciplina Interação Comunitária, ministrada pela Profª Melissa Mariane Reis, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde de Araguari e a coordenadora da Unidade, Enf. Esp. Larissa Shelini Reis.

De acordo com a Profa. Melissa Mariane Reis, o câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. “As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo, conhecido também como Papanicolau, por isso é importante a sua realização periódica”, ressalta. A professora explica, ainda, que a principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papiloma vírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.

A coordenadora da Unidade do Bairro Amorim, Enf. Esp. Larissa Shelini Reis, afirma que a parceria foi muito importante para a saúde pública. “A ação foi positiva e conseguimos realizar 25 coletas com idades distintas, preconizadas pelo Ministério da Saúde. Visamos com esta parceria, a prevenção, promoção de saúde e também a integração aos acadêmicos de Medicina, dirigindo um olhar humanístico aos futuros médicos”, conclui.

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari parabeniza os acadêmicos do 5º período do curso de Medicina pela iniciativa.