II Simpósio de Clínica Médica e Saúde Coletiva da LUCMSC

A Liga Universitária de Clínica Médica e Saúde Coletiva (LUCMSC) da UNIPAC Araguari realizou, no dia 07 de Abril, um simpósio em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Durante o evento foram abordados temas como obesidade infantil, diabetes mellitus, emergências na escassez de recursos e atualidades no tratamento do vírus HIV.

As palestras foram ministradas pelos professores Dra. Cláudia Dutra Constantin Faria, Dra. Samana Barbosa Vieira, Dr. Daniel de Melo Mendes e Dr. Alex Miranda Rodrigues, coordenador do curso de Medicina. De acordo com Franciele dos Santos Vieira, 7º período do curso de Medicina, o objetivo do evento é divulgar o trabalho da Liga. “Semestre passado nós fizemos alguns eventos voltados para a comunidade como passeio ciclístico e atendimento no campeonato de luta, onde aferimos pressão e fizemos questionários, mas nada envolvendo a Faculdade”. Além disso, o evento pretende abordar temáticas importantes para os alunos dos cursos da área de saúde. “Esperamos que os estudantes possam aproveitar, porque é um tema básico da Medicina que nós temos que saber. Pode ser um pouco maçante, mas é sempre bom aprender mais sobre clínica médica para poder estar atualizado”.

A Dra. Cláudia Constantin, especialista em pediatria, abordou a temática “Obesidade Infantil”. “Nós temos observado um aumento expressivo em termos de diagnóstico, então a prevalência está aumentando e isso reflete nos dados do mundo todo. A questão mais importante é o reconhecimento precoce e conduzir bem em termos de diagnóstico, para que atuemos na prevenção e essas crianças não sejam adultos obesos”, explica.

Segundo a professora, a iniciativa dos estudantes é muito interessante. “É um mecanismo de aprendizado, quando temos a oportunidade de interagir desde o primeiro ano até o ultimo ano. Acaba tendo uma troca de experiências, principalmente no momento em que temos oportunidade de responder as questões que forem levantadas. É uma oportunidade para conhecer o assunto e já trocar o conhecimento com os colegas, então acho que nesse sentido o evento é muito valido”, conclui.