ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA DA UNIPAC ARAGUARI PARTICIPAM DE PALESTRA PROMOVIDA POR OFICIAIS DAS FORÇAS ARMADAS

O Tenente Coronel do exército Carlos Emanuel de Souza Santos ministrou, no dia 16 de Maio, uma palestra voltada aos alunos do 11º e 12º períodos do curso de Medicina da UNIPAC Araguari. Durante o encontro, vários oficiais demonstraram o dia a dia da profissão médica no exército, marinha e força aérea. Estiveram presentes também o Capitão-de-Mar-e-Guerra Francisco José de Matos, representando a Marinha, e a Tenente Diana Sampaio, representando a Força Aérea Brasileira.

Os estudantes de ambas as turmas compareceram, vindo inclusive de outras cidades, como Prata, Frutal e Belo Horizonte. De acordo com o Tenente Coronel Carlos Emanuel de Souza Santos, o objetivo da palestra é esclarecer o cidadão a respeito da obrigatoriedade da lei em relação ao serviço militar. “Os médicos recém-formados, em particular os homens, têm que cumprir o serviço militar por previsão da lei. Nós viemos explicar os procedimentos, a rotina, as obrigações e as vantagens de participarem nesse processo”. A inscrição para o processo seletivo de militar temporário pode ser realizada online, no site www.11rm.eb.mil.br, a partir de julho.

O profissional formado em Medicina pode servir o exército como militar temporário ou de carreira. “Como temporário, ele pode entrar e fazer renovações de contrato anuais até completar oito anos. O médico ingressa como aspirante-a-oficial, depois é promovido a segundo-tenente e posteriormente a primeiro-tenente”. Aqueles que desejam seguir como médicos de carreira podem prestar o concurso para a Escola de Saúde do Rio de Janeiro e ingressar como primeiro-tenente. “A carreira desse profissional é mais extensa e pode atingir altos postos da carreira militar, podendo chegar até general de divisão. É uma área muito interessante e com certeza esses profissionais terão uma experiência de vida que não vão esquecer”, afirma o Tenente-Coronel.

O Capitão-de-Mar-e-Guerra Matos comenta que o serviço da marinha tem bastante diversidade. “Nós temos os navios, aviões, helicópteros e organizações de terra, como hospitais, diretorias e capitanias de portos. Os navios fazem viagens de um, dois e até seis meses e todos os navios tem pelo menos um médico para atender a tripulação. Nos hospitais nós temos médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras e diversas profissões. Aqui eles terão uma experiência inesquecível. Convido os médicos da UNIPAC Araguari a servirem a força naval”, comenta.

A Instituição recepcionou os oficiais calorosamente, com um evento bem organizado pelas secretárias da Coordenação e Direção do curso de Medicina, Cristiane Sakayemura e Ana Paula Gonçalves da Cruz. A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari agradece a presença do Tenente Coronel Carlos Emanuel de Souza Santos, do Capitão-de-Mar-e-Guerra Francisco José de Matos, da Tenente Diana Sampaio e seus auxiliares.