Parceria entre IMEPAC e a Casa do Caminho

Diretores, coordenadores e gerentes do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari estiveram, no dia 23 de março, na sede da Instituição Casa do Caminho para oficializar uma parceria que visa melhorar o atendimento aos abrigados daquela instituição que atende pessoas com deficiência da cidade e região.As atividades foram iniciadas em fevereiro, coma participação de alunos e professores dos cursos de Educação Física, Medicina, Nutrição e Pedagogia.

O curso de Nutrição está responsável pelo acompanhamento do estoque de alimentação, diagnóstico de obesidade e diabetes e prescrição de dietas especiais. O curso de Educação Física promove atividades físicas envolvendo o esporte e a dança. O curso de Medicina e o de Pedagogia realizam atividades vinculadas às disciplinas “Interação Comunitária” e “Educadores brinquedistas”, respectivamente.

“Esta parceria melhorará o atendimento da saúde dos abrigados, nos aspectos médico, nutricional, físico e de aprendizado. Com a vinda dos profissionais do IMEPAC Araguari, eles não ficarão isolados, aumentando, assim, a comunicação, interação e socialização”, afirmou a Dra. Cristina Fagundes Siqueira, Promotora de Justiça e curadora das pessoas com deficiência, que foi quem levou até o IMEPAC a necessidade da parceria para melhorar a atenção aos internos da Casa do Caminho.

A parceria será por meio de um projeto de extensão interdisciplinar, envolvendo os cursos de Educação Física, Medicina, Nutrição e Pedagogia. “Toda instituição de ensino superior tem o dever de retornar à comunidade o conhecimento que é construído dentro da Faculdade. Este caso é um exemplo do nosso comprometimento pela melhoria da qualidade de vida da população, principalmente daqueles que mais precisam”, explicou a Profa. Divânia Araújo Freitas, Diretora Geral do IMEPAC Araguari.

A melhoria da Casa do Caminho passa também pela adequação de sua infraestrutura. Recentemente, a instituição destinou uma sala especificamente para a realização de fisioterapia. Os equipamentos foram adquiridos com o apoio da Clínica Ortofisio - Centro de Reabilitação Física e também por meio de doações de pessoas da comunidade.

Com estes recursos a Casa do Caminho poderá melhorar ainda mais o atendimento aos seus abrigados, promovendo sua qualidade de vida. A fundadora do espaço, Sra. Vera Lúcia Carrijo Rosa, expressou toda a alegria pelo acordo entre a instituição e o IMEPAC Araguari. “A Casa do Caminho está completando 22 anos de trabalhos. Sempre lutamos com muitas dificuldades, mas agora temos tudo para crescer e atender melhor. Esta pareceria com certeza é um dos melhores presentes que já recebi na minha vida”, afirmou.