SIMPÓSIO DA LIGA DE EMERGÊNCIAS CLÍNICAS DISCUTE PATOLOGIAS MAIS FREQUENTES EM PRONTOS SOCORROS

A Liga Acadêmica de Emergências Clínicas (LAEC) do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari realizou, no dia 12 de março, um simpósio com temas específicos do atendimento de urgência e emergência. O auditório Capela ficou completamente lotado, com a participação de acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem.

Os palestrantes do Simpósio foram escolhidos de acordo com sugestão dos preceptores da LAEC, Prof. Dr. Fernando Ruiz, Prof. Dr. William Gebrim Jr. e Prof. Dr. Clayton Fernandes.

O Prof. Dr. Gustavo Nader, cirurgião geral, abordou sobre abdome agudo, o Dr. Thiago Rodrigues Braz, professor do Internato do curso de Medicina do IMEPAC Araguari e clínico geral, tratou sobre choque hemorrágico e o Dr. Anderson Silveira Duque, cardiocirurgião, médico intensivista e chefe da UTI Coronariana do Hospital de Clínicas de Uberlândia, falou sobre parada cardiorrespiratória e manobras de reanimação cardiopulmonar, preconizadas pelo Suporte Avançado de Vida Cardíaca (SAV).

“Nós da LAEC também estudamos os temas que são passados, fazemos avaliações extracurriculares e vamos até os ambientes hospitalares, junto com o Corpo de Bombeiros e o Serviço e Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Assim, vivenciamos a prática e a teoria. E é importante dizer que as patologias clínicas apresentadas neste simpósio são cotidianas e muito frequentes no Pronto Socorro”, afirmou Pedro Maurício Sant’Anna, aluno do 5º período e presidente da LAEC.

Para o Prof. Dr. Thiago Rodrigues Braz, o evento ajudará os alunos a vencer a insegurança quando precisarem diagnosticar pacientes em casos de emergência.

“Teoricamente, os alunos recebem a orientação acadêmica de professores, mas é interessante também ver a opinião, a vivência e o que pode ser acrescentado por outros profissionais. A Medicina é um ramo diversificado e os simpósios configuram-se como oportunidades de se manter atualizado”, afirmou.

O conteúdo das palestras do II Simpósio Liga Acadêmica de Emergências Clínicas servirá como material de estudo para os alunos que desejam ingressar na LAEC. O processo seletivo, que será realizado dia 12 maio, conta com 10 vagas disponíveis. O edital será divulgado em breve.