FASE DA ADOLESCÊNCIA É TEMA DE CURSO DE EXTENSÃO NO IMEPAC ARAGUARI

Acadêmicos do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari realizaram, de 08 a 10 de abril, o curso de extensão “Adolescência Normal e Patológica”. Os principais assuntos abordados estão relacionados à faixa etária, incluindo patologias freqüentes, como o uso de drogas, sexualidade, acidentes e intoxicações.

No primeiro dia de curso, a Dra. Juliana Pontes, pediatra, discutiu sobre Acidentes e Intoxicações na Adolescência, envolvendo a abordagem clínica dos casos. No segundo dia, a Dra. Cláudia, endocrinologista infantil, falou sobre Crescimento e Puberdade Normais e Patológicos, incluindo Baixa e Alta Estatura, Puberdade Precoce e Atraso Puberal, entre outros distúrbios. E, no terceiro dia, a Dra. Zelma José dos Santos tratou a respeito da Sexualidade e do Uso de Drogas.

Segundo Nelson Donizete Ferreira Júnior, aluno do curso de Medicina e um dos organizadores do evento, o adolescente vive em constantes transformações, necessitando de apoio para superar eventuais dificuldades. “O maior objetivo deste Curso de Extensão é capacitar os futuros médicos para o atendimento adequado de pacientes com idade entre 10 e 19 anos, discutindo temas que são frequentemente negligenciados pelos profissionais”, afirmou.

Para a Dra. Zelma José dos Santos, que é professora no IMEPAC Araguari, é necessário existir um trabalho de prevenção, pois os índices de mortalidade por abuso de álcool em casos de suicídio, acidentes de trânsito e gravidez na adolescência quadriplicaram no país. “A maioria dos adolescentes tem a tendência de ser irredutíveis, não percebendo a gravidade das situações. O estudante de Medicina que possuir um olhar diferenciado e demonstrar o cuidado emocional que esta fase requer pode, com certeza, prevenir a ocorrência de diversas patologias possíveis”, explicou.