IMEPAC ARAGUARI INICIA IMPLANTAÇÃO DE MANEQUINS COM ALTA TECNOLOGIA NOS LABORATÓRIOS DE HABILIDADES CLÍNICAS

Com o intuito de oferecer a melhor qualidade de ensino, o Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari decidiu aumentar seu investimento em tecnologia. Uma visita da empresa Laerdal, no dia 28 de abril, marcou o início da implantação dos novos manequins de alta tecnologia junto ao laboratório de habilidades clínicas.

O IMEPAC Araguari vem desenvolvendo e ampliando o laboratório de habilidades clínicas como cenário privilegiado do ensino médico, onde a simulação pode ser usada para o aprendizado dos futuros médicos e treinamento de médicos já formados. No semestre passado o laboratório ganhou mais espaço e neste semestre passou a contar com a presença de atores profissionais que interpretam o papel de pacientes em aulas de medicina, dando aspectos reais à prática médica. No sentido de ampliar o desenvolvimento do laboratório foram adquiridos ainda manequins realistas de simulação que de acordo com o comando dos professores de medicina podem apresentar os mais diversos problemas de saúde de acordo com a necessidade de ensino.

De acordo com Nara Carvalho, gerente da Laerdal para a região Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, “A parceria entre o IMEPAC Araguari e a Laerdal tem o papel fundamental que é o da melhoria do ensino-aprendizagem na Faculdade. Primeiro, pela readequação dos ambientes de habilidades e simulações. E, em segundo lugar, pelas novas possibilidades trazidas pela tecnologia tanto para professores como para alunos”.

Os novos manequins estarão disponíveis para as aulas práticas nos Laboratórios de Saúde a partir do mês de junho. Eles simulam realidades específicas, que poderão ser encontradas no cenário prático da profissão.

O SimMom é um simulador avançado de nascimento interativo e saúde da mulher, que permite o treinamento obstétrico multiprofissional e a supervisão do parto. No manequim adulto, o SimMen, é possível realizar todos os procedimentos clínicos e cirúrgicos, como alterações eletrocardiográficas, patologias pulmonares e procedimentos desde entubar, treinar e atender pacientes graves, até terapia intensiva e emergência.

Há ainda os manequins para uso pediátrico. Um deles simula as realidades que podem ocorrer a um recém-nascido e outro a uma criança maior, cada um com peso, tamanho, respiração e escuta cardíaca própria de sua faixa etária.

“O SimMom e o SimMen são os manequins de ponta hoje no mercado E o IMEPAC Araguari será a primeira faculdade da região a contar com este simulador de parto, que é capaz de criar todas as possibilidades de úteros, procedimentos e complicações durante a concepção do bebê”, afirmou Nara Carvalho.

De acordo com a gerente da Laerdal, os novos manequins darão aos alunos a possibilidade de treinar em um simulador muito próximo da realidade para quando chegar o momento de lidar com um ser humano, possam ter mais segurança e eficiência. “Esta atitude do IMEPAC Araguari mostra que a instituição está focada em oferecer um ensino de competência, com a clara intenção de formar e inserir profissionais de qualidade no mercado de trabalho”.

Para garantir a plena implantação dos manequins de simulação nos próximos dias, um grupo de professores realizará treinamento na operação dos manequins, bem como na formatação de cenários clínicos de simulação em São Paulo.