IMEPAC ARAGUARI MANIFESTA APOIO À CAMPANHA ‘MAIO AMARELO’; ESTUDANTES REALIZARÃO AÇÕES ESTA SEMANA

O ‘Maio Amarelo’ é um movimento internacional de conscientização, que se propõe a realizar ações que chamem a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de trânsito em todo o mundo. O principal objetivo é colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar a população, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil.

O Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC apóia este Movimento, que pretende fugir das falácias cotidianas e costumeiras e discutir o tema de forma eficaz, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

O movimento é coordenado, em nível nacional, pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), que convidou o IMEPAC Araguari a desenvolver ações locais. A instituição respondeu prontamente e seus acadêmicos farão um trabalho de conscientização nesta semana, nos dias 19, 21 e 22.

As ações serão realizadas pelos alunos da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia de Araguari (LANNA), do Diretório Acadêmico do curso de Medicina (DADG) e da Liga Universitária de Trauma de Araguari (LUTA), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SETTRANS), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

De acordo com o DATASUS, em 2013, houve 40.451 mortes, sendo 4.018 no estado de Minas Gerais e, em 2014, cerca de 100.000 internações, incluindo motoristas, ciclistas e pedestres. Segundo o Corpo de Bombeiros de Araguari, na cidade aconteceram 871 acidentes.

Um estudo nacional do Departamento de Trânsito do estado do Paraná (DETRAN-PR) confirmou que 6% dos acidentes de trânsito são causados devido às condições das vias, 30% devido aos problemas mecânicos dos veículos e 64% estão relacionadas ao condutor.

Para reduzir estes casos, os discentes do IMEPAC Araguari farão palestras e blitz educativas, panfletagem, orientação e distribuição de bolachas de chope acerca do tema.

O IMEPAC Araguari deseja sucesso ao movimento e espera que a população possa se envolver e lutar para que nosso trânsito seja mais seguro, de modo a diminuir a quantidade de acidentes com vítimas fatais.