ACADÊMICO DO IMEPAC ARAGUARI PARTICIPA DE MISSÃO NA ÁFRICA

Um grupo formado pelo aluno Nelson Donizete Ferreira Júnior, pela professora Juliana Pontes Freitas, pediatra, do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari e por 14 membros da Organização Não Governamental Missão África esteve, de 19 a 30 de abril, em Moçambique, no sudeste da África, desenvolvendo um trabalho humanitário de assistência de saúde. Essa foi a oitava edição da viagem em que membros do IMEPAC participam.

A cidade escolhida foi Dondo, que possui aproximadamente 70.000 habitantes e está localizada a 1.200 km da capital do país, Maputo. Os moradores de alguns de seus bairros ainda sofrem com a falta de energia elétrica, desordenamento territorial, sistema de saúde ineficiente, presença de favelas e habitações inadequadas.

Em Dondo, foram realizadas atividades preventivas e educativas além de atendimento médico em comunidades e aldeias abordando temas de doenças comuns na infância, diarréia, verminoses, desnutrição e micoses. Também foi falado sobre a hipertensão arterial, doenças sexualmente transmissíveis (DST), Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA) e saúde bucal, com orientações sobre escovação e higiene dentária. Foram atendidas, em média, 200 crianças por dia.

Foram realizados, ainda, diversos atendimentos médicos e avaliações nutricionais. Houve distribuição de colheres para preparação de soro de hidratação oral, preservativos, escovas e pastas de dente, medicamentos para tratamento de verminoses, doenças de pele, doenças respiratórias, osteomusculares, hipertensão arterial, entre outros. Durante as ações, o grupo fez a distribuição de leite em pó e suplementos alimentares para crianças de baixo peso, além de refeições enquanto o atendimento era feito.

“Foi uma experiência única, tanto profissionalmente como espiritualmente, agregando uma infinidade de conhecimentos práticos, principalmente sobre as patologias da infância. É muito gratificante ter a oportunidade de cuidar do outro, importar-se com o sofrimento alheio e buscar melhorias na qualidade de vida de nossos semelhantes”, afirmou Nelson Donizete Ferreira Júnior.

Na cidade de Beira, localizada a 40 km de Dondo, o acadêmico do IMEPAC Araguari participou de uma Conferência sobre “Diarréia na Infância” ministrada pela Dra. Juliana Pontes, na Universidade Católica de Moçambique (UCM) com os alunos do 1º ano do curso de Medicina a convite da coordenadora do curso. A instituição foi muito receptiva e convidou-os a voltar mais vezes.

“Os alunos ficaram muito interessados na metodologia de ensino do curso de Medicina do IMEPAC Araguari, especialmente por estarem passando por adaptações curriculares semelhantes com a inclusão das línguas estrangeiras como disciplina obrigatória”.

Através de projetos como esse entendemos a relevância das ações básicas de saúde,da prevenção primária, do uso correto da água e da promoção da adequada nutrição infantil. Em locais onde não estão disponíveis recursos diagnósticos complementares é preciso uma boa história clínica e exame físico minucioso para definição diagnóstica e terapêutica. Projetos como esse devem ser apoiados e mantidos em longo prazo, beneficiando populações carentes cujo acesso à saúde é limitado e, também, enriquecendo a formação dos estudantes e profissionais envolvidos.