LIGA ACADÊMICA DO CURSO DE MEDICINA PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE PATOLOGIAS NEUROLÓGICAS


A Liga de Neurologia e Neurocirurgia de Araguari (LANNA) do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari organizou, no dia 11 de maio, um Seminário que envolveu temáticas específicas da área, a esclerose lateral amiotrófica e o traumatismo crânio-encefálico.

Estas apresentações ocorrem quinzenalmente, com exposição teórica da patologia, acompanhada de análise e discussão de casos clínicos.

“A Neurologia é uma área muito específica que requer um esforço maior de nossa parte. Os exames e o atendimento do paciente são mais complexos em comparação ao que estávamos acostumados até então no curso. Estes seminários surgem como auxílios, para desmitificar casos e aprofundar os conteúdos das aulas”, afirmou Marcelly Francisco da Cruz, presidente da LANNA.

O grupo de Andréia Gonçalves dos Santos apresentou sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que é uma doença que chamou a atenção do mundo com o desafio do balde de água fria nas redes sociais. “Ela á neurodegenerativa, de progressão rápida. A pessoa depois que diagnostica, em média de três a cinco anos vem a óbito. Hoje ela não tem cura e não se sabe as causas dela. O caso clínico que nós trazemos é de 1988, último estudo que foi realizado”, explicou.

Andréia Santos explicou a importância dos seminários. “Nas aulas nós aprendemos a matéria geral, o que é específico estudamos nas ligas. Faço um convite para que todos os acadêmicos participem destes encontros, pois os temas de neurologia e neurotrauma precisam de muito estudo e quanto mais pessoas empenhadas, mais podemos agregar conhecimento”, relatou.

Todos os seminários organizados pela LANNA estão abertos à comunidade acadêmica, em conformidade com as novas regras da Coordenadoria de Ligas Acadêmicas de Medicina (CLAM). A divulgação das temáticas é feita com antecedência, na página oficial da liga: www.facebook.com/lannaaraguari.