ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA REALIZAM I SEMINÁRIO DA LIGA DE PEDIATRIA

A Liga Acadêmica de Pediatria (LAPED) do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari realizou, no dia 02 de junho, uma apresentação de seminário, onde os alunos Nelson Donizete Júnior e Raiane Neves Freitas abordaram os temas “Cuidados Iniciais do Recém Nascido” e “Icterícia Neonatal”.

A LAPED é coordenada pela Profa. Dra. Daniela Debs, na parte de pediatria geral, e pela Profa. Dra. Daniela Giraldi, na parte de neonatologia, período correspondente aos 28 primeiros dias de vida.

Em acordo com as coordenadoras, os ligantes elaboraram um cronograma de temas, que seguirão a cronologia da vida humana, partindo do nascimento até a fase da adolescência. A apresentação é sempre feita por alunos que receberam orientações de pediatras. 

Para o presidente da LAPED, Nelson Donizete Júnior, a importância do seminário é aprofundar os temas já trabalhados em sala de aula. “Os assuntos que tratamos não são novidades. Uma hora ou outra, o estudante de Medicina vai se deparar com o conteúdo. Nosso objetivo é promover uma discussão maior para que o aluno assimile o conhecimento e tenha um entendimento mais fixo na memória”, afirmou.

A aula Raiane Neves Freitas destacou a relevância do seu tema citando a campanha ‘Alerta Amarelo’. “Outra causa muito importante da bilirrubina patológica é a bilirrubina direta, cujo aumento é acarretado pela colestase, tanto é que existe uma Campanha do Ministério da Saúde junto com a Sociedade Brasileira de Pediatria que é o Alerta Amarelo, que visa o encaminhamento a um especialista logo após o diagnóstico, evitando assim consequências graves para a criança, como o transplante hepático”, explicou. 

Este foi o primeiro evento da LAPED depois do processo de unificação das ligas de Pediatria e de Neonatologia ocorridas no final do mês de maio. As apresentações foram explicativas e tiveram boa receptividade por parte do público.