CURSO DE MEDICINA REALIZA PROCESSO SELETIVO UNIFICADO PARA LIGAS ACADÊMICAS

O curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari realizou, entre os dias 15 e 17 de junho, o Processo Seletivo Unificado para o ingresso nas 30 ligas acadêmicas existentes. Segundo as atuais regras um aluno pode concorrer a até 04 ligas.

A decisão de unificar as provas partiu da Coordenadoria de Ligas Acadêmicas de Medicina (CLAM), associação vinculada ao Diretório Acadêmico Diogo Guimarães (DADG). Um dos motivos é o conteúdo que vinha sendo exigido.

“Os conteúdos cobrados nas provas eram de acordo com a especialidade de cada liga. Deste modo, a função de oferecer ao aluno a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto não era cumprida.”, afirmou Nelson Donizete Júnior, presidente do Diretório Acadêmico.

“Na nossa ideia de unificação, nos propomos a fazer uma prova generalista, dentro dos conhecimentos de cada aluno. Só a partir de seu ingresso na liga, é que o discente vai em busca de conteúdos específicos”, acrescentou.

As provas foram divididas em dois tipos. O tipo 01 corresponde ao Ciclo Básico, 1º ao 4º período, sendo cobradas as unidades Agressão e Defesa, Morfofuncional, Saúde Coletiva e Interação Comunitária e Primeiros Socorros. O tipo 02 é correspondente ao Ciclo Clínico, tendo as unidades Saúde Coletiva, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Clínica Médico-cirúrgico. Cada unidade contou com dez questões.

As questões foram elaboradas pelos coordenadores de cada unidade e encaminhadas para a Coordenação do curso de Medicina, que uniu todas em um arquivo. Este arquivo foi enviado para a Copiadora, que após a impressão, lacrou as provas e fez a entrega no IMEPAC em horário combinado.

“Nenhum aluno teve contato prévio, o que evitou o vazamento de questões. A imparcialidade também é um dos objetivos da CLAM”, revelou Nelson.

As provas foram aplicadas pelos alunos do Diretório Acadêmico, a partir de um acordo com a Coordenação de Medicina. Para tornar o processo ainda mais isento, no próximo semestre elas serão aplicadas pelo próprio Curso.