IMEPAC ARAGUARI ADQUIRE MANEQUINS COM ALTA TECNOLOGIA PARA AULAS NOS LABORATÓRIOS DE HABILIDADES CLÍNICAS

Com o objetivo de oferecer um ensino de excelência e com aproximação de realidade, o Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari decidiu aumentar o seu investimento em tecnologia ao adquirir manequins informatizados e simuladores para as aulas nos Laboratórios de Habilidades Clínicas.

Os novos manequins estão em processo de instalação e devem estar à disposição dos professores e alunos a partir do mês de julho.

Foram adquiridos, ao todo, cinco manequins, sendo três deles altamente realistas. O simulador de parto, conhecido como SimMon, cria cenários de assistência ao parto e à saúde da mulher. O SimMan possui características que permitem criar cenários de diversos atendimentos de assistência como urgência, emergência, UTI, enfermarias e ambulatórios. E o Mega Kid Code permite criar simulações realistas em crianças.

Estes três manequins serão ligados a uma central multimídia que permitirá a criação e gestão dos cenários de simulação. Os outros dois ampliarão os cenários para assistência às emergências e permitirão a simulação da obtenção de via aérea e passagem de cateter venoso central.

De acordo com o Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues, Coordenador do curso de Medicina, as aulas práticas baseadas na simulação são utilizadas nos melhores serviços de treinamento de saúde em todo o mundo. “É fundamental lembrar que este investimento é muito importante e, junto com outros investimentos do IMEPAC, reforçam a trajetória do curso de Medicina rumo à excelência”, destacou.

“Outras iniciativas como a contratação do grupo de teatro, a melhoria da acessibilidade nos âmbitos de infraestrutura e do ponto de vista pedagógico e atitudinal, ampliação da disponibilidade de acesso a periódicos científicos e constante capacitação docente mostram a disposição do IMEPAC, que já foi reconhecida recentemente pelo Ranking da Folha de São Paulo, bem como pelos próprios discentes e docentes”, completou.

Para garantir a plena implantação dos manequins, um grupo de professores participará de treinamento na operação de manequins e formação de cenários clínicos de simulação em São Paulo. Para não interromper as atividades didáticas do curso, a capacitação ocorrerá no período de férias acadêmicas.