CURSO DE MEDICINA DO IMEPAC ARAGUARI PROMOVE VII WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari promoveu, nos dias 30 de junho e 01 de julho, o VII Workshop de Iniciação Científica, evento que abre espaço aos discentes para apresentação oral e de pôsteres sobre as atividades desenvolvidas em Unidades de Saúde do município e nas Unidades de Ensino Integradas de Interação Comunitária e Metodologia de Estudos e Trabalhos Acadêmicos (META), além de espaço para temas livres.

O workshop, coordenado pelos professores Dr. Alexandre Gonçalves e Dr. Henrique Pierotti Arantes, possui como objetivo incentivar a pesquisa e divulgar as atividades de saúde desenvolvidas junto à sociedade pelo âmbito acadêmico, disseminando assim a socialização do conhecimento entre universitários, professores e comunidade.

Um dos trabalhos apresentados no evento discutiu a ‘Eficácia da rifamicina na cicatrização de feridas cutâneas em ratos’. “No workshop passado apresentamos este mesmo tema. Ele passou por melhorias e agora estamos na expectativa de sua aprovação no Comitê de Ética em Experimentação Animal para ser executado no próximo semestre”, explicou o aluno Alberto Felipe de Souza Jr., que cursa o 6º período.

“A rifamicina é uma droga que queremos testar na cicatrização de feridas crônicas. Se conseguirmos resultado positivo no animal, faremos um projeto de pesquisa para o uso em humanos”, acrescentou.

Alberto relatou ainda a importância do evento para os estudantes. “Eu acredito que a principal função deste workshop é incentivar a investigação científica. Para nós, este é um meio de divulgar as pesquisas para outros alunos e para a instituição é mais uma forma de produzir ciência”.

Todos os trabalhos apresentados neste VII Workshop de Iniciação Científica serão disponibilizados no site: http://imepac.edu.br/anais-do-workshop-de-iniciacao-cientifica.