ALUNOS DO IMEPAC PARTICIPAM DA 13ª AÇÃO DESPOLUIDORA DO RIO PARANAÍBA

Os cursos de Farmácia e Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Araguari, participaram no dia 27 de junho, sábado, de mais uma importante Ação de Despoluição do Rio Paranaíba.

Foi a 13º edição de Despoluição do Rio Paranaíba com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre os impactos ambientais da poluição. A Prefeitura Municipal de Araguari mobilizou a população ribeirinha, voluntários, pescadores amadores e profissionais, além de proprietários de ranchos e fazendas localizadas às margens do Rio Paranaíba para ajudar na ação de despoluição. O local escolhido foi a comunidade de Porto Barreiro, distrito de Araguari (MG) na divisa dos Estados de Minas e Goiás.

Foram mais de 200 voluntários que recolheram 10 toneladas de lixo pelas margens do rio, entre garrafas PET, embalagens plásticas e latas de alumínio.

Os alunos do curso de Farmácia realizaram uma pesquisa junto à comunidade ribeirinha para traçar o perfil destes sobre a poluição e degradação ambiental às margens do rio. Estudos indicam que a degradação e a perturbação ambiental em matas ciliares encontram-se entre os mais frequentes e agravantes impactos ambientais do mundo.

Os dados da pesquisa serão tabulados e apresentados em Congressos, bem como publicados em revistas científicas, contribuindo para aumentar a conscientização sobre os impactos negativos da degradação ambiental no Rio Paranaíba.