IMEPAC ARAGUARI DISCUTE METODOLOGIAS INOVADORAS DE APRENDIZAGEM EM APERFEIÇOAMENTO DOCENTE

O Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari realizou, no dia 06 de julho, o Aperfeiçoamento Docente Continuado do primeiro semestre. Com o objetivo de qualificar e atualizar o seu corpo docente, a instituição trouxe o Prof. Cosme Massi, presidente do Conselho de Administração da Hoper Educação, para trabalhar o tema “Metodologias Inovadoras de Aprendizagem”.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do IMEPAC Araguari, Profa. Rejane Rubio, as aceleradas transformações em curso na sociedade originam novas demandas formativas, que recaem sobre as instituições de ensino superior provocando a modificação de cenários e construção de novas alternativas de formação.

“Investir no aperfeiçoamento continuado dos professores é uma de nossas prioridades, pois consideramos essencial a constituição de um perfil docente que atenda às demandas formativas que emergem na atualidade”, explicou Rubio.

O palestrante explicou no encontro quais são as metodologias ativas inovadoras, como implementá-las, quais as condições para serem aplicadas, o que vem utilizado por outras universidades e como a tecnologia pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem.

“Em diversas partes do mundo está se utilizando as metodologias ativas. E temos comprovado que a aprendizagem aumenta, pois o aluno passa a ser o protagonista. Apesar de estranharem no início, eles acabam descobrindo como é prazeroso e desafiador”, afirmou o Prof. Cosme Massi.

Os cursos de graduação do IMEPAC Araguari já estão aplicando as metodologias ativas. “A inovação que acreditamos e sobre a qual alicerçamos nossas ações pressupõe renovar a prática educativa a partir do existente, criar ideias, adotar métodos e estratégias educativas que favoreçam a melhor e mais adequada formação de nossos discentes”, elucidou a Coordenadora Pedagógica.

O IMEPAC Araguari agradece as contribuições do Prof. Cosme Massi em mais uma capacitação de seu corpo docente. Os temas discutidos e a notória experiência profissional serviram de relevante suporte para a interpretação e reflexão de nossa ação educativa, em especial, objetivando a ampliação e produção de novos e pertinentes referenciais pedagógicos.